Cotidiano

Perspectiva para estados e municípios em 2017 é negativa, diz Moody?s

SÃO PAULO – A perspectiva para os governos estaduais e municipais do Brasil em 2017 é negativa, afirmou nesta segunda-feira a agência de classificação de risco Moody?s. Segundo a entidade, pressões sobre as despesas e um fraco fluxo de caixa ainda afetarão a capacidade dos govenors de recuperar um desempenho fiscal sólido.

?As despesas com folha de pagamento e aposentadoria cresceram de modo contínuo nos últimos anos e agora representam praticamente metade de todos os gastos de estados e municípios?, afirma Paco Debonnaire, um analista da Moody?s. ?Nossa expectativa é de que o crescimento contínuo das despesas com pessoal prosseguirá ao longo de 2017?.

A agência afirma que a aprovação de reformas que buscam conter o crescimento das despesas continuarão enfrentando resistência. No entanto, os estados e municípios brasileiros ?devem beneficiar-se de uma maior receita tributária à medida que a economia recupera-se gradualmente de uma profunda recessão?.

?A Moody?s espera que a economia do Brasil avance 0,9% no próximo ano, após uma contração de 3,5% em 2016. Isto ajudará na estabilização dos balanços operacionais, ainda que em níveis historicamente baixos, na faixa de 0%-0,5% das receitas operacionais?, afirmou a agência em nota. ?A liquidez do setor permanecerá fraca em 2017, com medidas de alívio temporário de caixa, tais como descontos nos custos de serviço da dívida com o governo federal insuficientes para mitigar completamente os déficits no financiamento de caixa?.