Cotidiano

Personagem de TV, agente de estrelas e 300 ligações por dia: conheça o novo dono do UFC

emanuel3.jpg

Fazer uma aquisição de R$ 13 bilhões não é para qualquer mortal. O superagente de Hollywood Ari Emanuel, de 55 anos, é um dos poucos que têm não apenas o dinheiro, mas também a coragem necessária para desembolsar esse valor em algo – no caso, na compra do UFC, anunciada na segunda-feira.

Esta não foi a primeira aventura bilionária de Emanuel, agente de celebridades como Oprah Winfrey, Adele e Ben Affleck; inspiração de um personagem principal de série de TV; homem de negócios compulsivo; e, por fim, novo dono do maior campeonato de MMA do mundo.

A venda do UFC, campeonato comprado pelos irmãos Fertitta por apenas U$ 2 milhões em 2001, já era especulada há alguns meses. Presença recorrente na primeira fila em jogos de basquete do Los Angeles Lakers, da NBA, Emanuel passou a exibir um interesse especial pelo mundo dos esportes há cerca de três anos.

Em dezembro de 2013, o então dono da WME, uma das principais agências de músicos e artistas de Hollywood, oficializou a compra da IMG, companhia que agencia estrelas principalmente do tênis, como os líderes do ranking masculino, Novak Djokovic, e feminino, Serena Williams. O valor: U$ 2,4 bilhões, ou cerca de R$ 5,6 bilhões na cotação da época.

enhanced-buzz-17192-1414599942-10.jpg

Foi um passo significativo, mas pequeno se comparado à compra do UFC. Para a conceituada revista “Forbes”, o investimento pesado da WME-IMG mostra que a megacompanhia, administrada também por Patrick Whitesell, antigo CEO da IMG, aposta pesado no potencial de crescimento do que é atualmente o maior campeonato de MMA do mundo.

Apostar pesado é uma das marcas de Emanuel, conhecido em Hollywood como um homem de negócios incansável. Uma reportagem da revista “Hollywood Reporter” de março deste ano mostra que o superagente chega a dar até 300 telefonemas por dia para clientes e potenciais investidores. A lista de famosos agenciados para Emanuel justifica a agenda frenética: há nomes de sucesso do cinema, como a atriz Charlize Theron e os atores Matt Damon; da música, como as cantoras Adele e Rihanna; e do esporte, como Djokovic e o quarterback Cam Newton.

PERSONAGEM DE TV

O comportamento marcante de Emanuel virou inspiração até para um personagem de ficção: Ari Gold, protagonista da série de TV “Entourage” e interpretado por Jeremy Piven. Assim como o original, Gold tem ascendência judaica na série. Segundo reportagem do “New York Times”, o pai de Emanuel na vida real atuou como informante do grupo paramilitar sionista Irgun, dirigido por Menachem Begin antes deste se tornar primeiro-ministro de Israel, na década de 1970.

A WME surgiu em 2009, após uma fusão da Endeavor Talent Agency, criada por Ari Emanuel na década de 90, com a tradicional William Morris Agency. Enquanto o superagente de celebridades consolidava a empresa como uma das maiores do mercado de entretenimento do mundo, outro membro da família escalava na hierarquia política dos EUA: seu irmão, Rahm Emanuel, foi chefe de gabinete do presidente Barack Obama em seus primeiros dois anos na Casa Branca. Rahm, atualmente, é o prefeito de Chicago, terra-natal da família Emanuel.