Cotidiano

Perna de pau, oficina infantil e muitas, muitas, compras de produtos orgânicos marcam início do segundo dia do Mercado B

201606181509306195.jpgRIO – O segundo dia do Mercado B começou cheio de crianças que encheram parte do galpão de nome mil metros quadrados, ao lado do Village Mall, na Barra. Realizado pelo GLOBO, com patrocínio da Fecomércio e apoio de Deli Delícia, Unimed e Chevrolet, o evento, com curadoria de João Vergara, tem o objetovo de reunir arte, gastronomia e diversão, esta última, claro, atraiu dezenas de pequenos para as oficinas no espaço dedicado ao público infantil. Para começar, carimbos de batata e xuxu com tinta gourmet. Um festival de cores para o sábado dos irmãos Gabriel e Daniel, 8 e 10 anos, respectivamente.

– Sou criativo e como de tudo – dispara Gabriel.

Como os outros, os menores vieram com os pais, que aproveitaram a diversão dos filhos, entregues à equipe da artista visual Helen Pomposelli, do Studio Criança, para ir às compras na feira Sítio Moinho, que vende hortaliças e legumes, além de produtos como guaraná orgânico.

– Tentaram me convencer de levar o refrigerante orgânico, mas não comprei esta ideia ainda – brinca a administradora Bárbara Domati, 35 anos, moradora de Jacarepaguá e mãe de Gabriel e Daniel. Contudo, ela saiu feliz da feira, após comprar inhame, batata-doce, tomate e abobrinha.

– Sempre comprei do Sitio Moinho pelo telefone, eles entregam e os produtos são muito mais gostosos e saudáveis. É a primeira vez que tenho contato direto com eles, graças ao Mercado B, deveria ser sempre assim – sugere.

Na sequência, o Coletivo Pernaltas executou sua intervenão sobre pernas de pau, artistas com figurinos circenses fizeram uma brincadeira com o público em ?Piato fato?: apresentando um gigantesco menu para que a plateia selecionasse ?os pratos? que montam a ordem do espetáculo. Com panelões e instrumentos musicais, eles coloriram o espaço de música.

A bateria de atrações, bem como os restaurantes e food trucks e as exposições de arte, segue até as 22h. Às 18, o grande encontro do dia acontecerá no palco principal. Um dos mais badalados artistas plásticos brasileiros e o mais carioca dos chefs franceses. O segundo dia de encontros promete: a dupla Vik Muniz e Claude Troisgros irá brincar com a memória alimentar.

Um cozinheiro de mão cheia, o artista plástico exibirá sua série de fotos ?Fonte da juventude?, em que o alfabeto é formado por frutas, verduras e legumes. Na palestra com o chef francês, ele ainda relembrará os tempos de bartender e preparará três drinques. Claude prepara uma receita surpresa.

Após a performance da dupla, o encerramento será por conta do show de Donatinho e Júlia Bosco. Filhos de João Donato e João Bosco, respectivamente, os dois comandam o projeto ?Aquarius?, com releituras de sucessos da MPB e da música pop em versão jazzística. O repertório eclético tem espaço para Vinicius de Moraes a Michael Jackson.