Cotidiano

Permanência de Silveira divide governo e tem aval de Renan

201605301149285898.jpgBRASÍLIA ? A permanência de Fabiano Silveira no comando do Ministério da Transparência divide o governo Temer e envolve o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros, a quem o ministro é ligado. Nesta segunda-feira, dois protestos pediram a saída do ministro. E segundo o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças de Controle da CGU (Unacon), quase a totalidade dos 250 servidores em cargos de chefia do órgão no país deixaram os postos, também em protesto.

? Não pode ser uma decisão unilateral. Tem que conversar com Renan ? disse um auxiliar de Temer.

Renan se reuniu com o presidente interino na tarde desta segunda-feira. O discurso adotado pelo governo é o de que não houve nada grave na fala de Silveira em relação à Lava-Jato, mas uma opinião de um advogado, sem relação alguma ainda com o governo.

No entanto, aliados de Temer admitem reservadamente que existe um receio de retaliação por parte de Renan, pelo histórico do presidente do Senado.

Transparência

No ano passado, quando a então presidente Dilma Rousseff decidiu demitir Vinícius Lages do Ministério do Turismo, que é apadrinhado de Renan, sem avisá-lo, o senador respondeu à petista devolvendo uma medida provisória que acabava com desonerações a empresas, algo sem precedentes no Congresso.

Há entre integrantes do governo a expectativa de que Silveira opte pela demissão por não suportar a pressão pública.

Segundo relatos, o ministro se mostrou abalado na conversa com Temer, na noite de domingo, quando assistiram juntos às gravações divulgadas pelo Fantástico.

Temer afirmou a Silveira, segundo seus auxiliares, que sua permanência depende dele.

? Não vejo nada de grave no que você disse, mas você tem que avaliar se sentir que está com desgaste pessoal e familiar muito grande ? disse o presidente interino a Silveira nesta conversa.

Mesmo com o discurso de que não houve nada comprometedor em sua fala, interlocutores do Planalto reconhecem que a pressão política pela queda do ministro pode tornar sua permanência insustentável.

Interlocutores de Temer avaliam que é ruim a simbologia de manter Silveira numa pasta tão emblemática no combate à corrupção, mas dizem que o presidente não pode sair demitindo ministros para não criar precedente.

? Se o governo for demitir todo mundo que falou algo mal-recebido, não vai sobrar ninguém. A decisão não está tomada, não foi batido o martelo ? afirmou um auxiliar.

O presidente do Senado divulgou nota hoje afirmando que a indicação de nomes para o governo do presidente interino Michel Temer é “incompatível com a independência entre os Poderes da República” e que sempre adotou essa postura. Sobre indicações, ele diz que não “irá” indicar nomes, falando no futuro, embora a intenção seja sinalizar que não indicou o ministro da Transparência, que é consultor licenciado do Senado.