Cotidiano

Peritos recolhem partes de corpos na Penitenciária de Alcaçuz, no RN

NATAL ? Peritos do Instituto Técnico de Perícia (Itep) recolheram no sábado partes de de presos assassinados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. De acordo com a direção do Instituto, em um mato próximo a um dos muros da unidade, foram encontradas duas cabeças, um antebraço, um braço e uma perna. Há uma semana, 26 detentos foram mortos durante briga entre facções rivais no presídio. Segundo o Itep, 22 dos 26 corpos já foram identificados.

Havia suspeita de que os presos teriam jogados mais corpos nas fossas da prisão. No entnato, a Companhia de Águas e Esgoto (Caern) esvaziou as fossas e nada encontrou.

A Polícia Militar entrou na manhã de sábado em Alcaçuz para erguer um muro de contêineres, com o objetivo de separar presos de duas facções que estão rebelados e se confrontando há oito dias dentro do presídio, o maior do Rio Grande do Norte. Por volta das 11h30m, o primeiro contêiner foi transportado para dentro da unidade. Não houve confrontos.

A barreira de contêineres, segundo o governo, é uma medida temporária até que um muro definitivo seja construído dividindo os pavilhões 1, 2 e 3 (ocupados por membros do Sindicato do Rio Grande do Norte) dos pavilhões 4 e 5 (dominados pelo PCC).

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel André Azevedo, a instalação dos muros tem o objetivo de evitar novos confrontos e preservar vidas.

? O objetivo da intervenção policial em Alcaçuz é para preservar vidas e aplicar a lei. Nós estamos atuando em apoio a Sejuc para retomar o controle do presídio, usando técnica de gerenciamento de crise, e a primeira providência é instalar essa barreira fixa, para evitar que os presos voltem a se digladiar ? disse o comandante da PM ao site G1.

O comandante alegou que Alcaçuz é uma das maiores penitenciárias do Brasil em termo de área territorial e, por isso, torna-se mais complexa a retomada do controle total.

? A penitenciária está completamente destruída, então qualquer pedaço de ferro retirado das grades pode se transformar em arma branca.