Cotidiano

Peritos do IML de Manaus vão paralisar atividades nesta sexta e ameaçam greve

MANAUS ? Durante a visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), na manhã desta quinta-feira, peritos do Instituto Médico Legal (IML) promoveram um ato exigindo que a categoria seja recebida pela ministra e anunciaram paralisação geral nesta sexta-feira, com assembleia extraordinária para definir se eles entrarão de greve.

Principais responsáveis pelos trabalhos de identificação dos corpos do massacre, que terminou com a morte de 60 detentos do sistema prisional de Manaus, os peritos e legistas reclamam das condições de trabalho e da estrutura do instituto.

O vice-presidente da Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM), André Segundo, conta que há dois anos tentam uma conversa com o governador José Melo (PROS) para cobrar melhorias.

? Sabemos que é um momento complicado, mas já estamos há dois anos tentando conversar com o governador e ele só envia terceiros. Hoje resolvemos realizar este ato para chamar a atenção das autoridades, pois estamos cansados de sermos enganados. Precisamos de boas estruturas para trabalhar. Hoje é IML de Manaus é um dos piores, se não for o pior, do Brasil ? frisou o vice-presidente.

André destaca ainda que a possibilidade da categoria aprovar indicativo de greve é grande.

? Todos estão mobilizados. Amanhã vamos cruzar os braços. Não será feita nenhum processo de reconhecimento e necropsia de corpos e, além disso, dependendo do posicionamento da ministra e do governador, realizaremos também uma assembleia extraordinária, onde votaremos o indicativo de greve ? ressaltou.

No total, 30 peritos trabalham no processo de reconhecimento e necropsia dos corpos.

? Tem perito especialista trabalhando 24 horas.