Cotidiano

Perigo ao meio ambiente

O descarte de resíduos em terreno às margens da BR 277 na região Lago Municipal de Cascavel mobilizou equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiro e Defesa Civil de Cascavel na manhã de ontem.

A preocupação maior foi por conta do risco que a substância encontrada pudesse trazer ao meio ambiente, sobretudo, às nascentes. “Nós recebemos denúncia de que havia dois galões abandonados no local. Assim que chegamos, comunicamos o Corpo de Bombeiros para que pudesse nos ajudar a verificar que tipo de produto era, pois não podemos tomar nenhuma providência e nos aproximar sem saber o que é”, disse o fiscal de Meio Ambiente, José Luiz Ferreira.

O produto se trata de fertilizantes de folhares ou para inoculação de sementes e que podem oferecer riscos. “Descartado no solo em alta quantidade pode causar uma contaminação”, ressalta o fiscal.

Bombeiros isolaram a área e o apoio da Polícia Ambiental também foi solicitado para o registro de boletim de ocorrência e posterior identificação dos responsáveis pelo descarte. “Aqui é um manancial de abastecimento, por isso, houve o alerta de imediato, para que tomássemos as providências. Felizmente não é um produto tão perigoso, mas não deixa de oferecer risco”, complementa Ferreira.

Remoção

As equipes trabalharam em conjunto para a remoção dos dois tambores de mil litros cada, que, no entanto, estavam praticamente vazios. Com base no código de barras e data de fabricação dos fertilizantes, a Secretaria de Meio Ambiente espera localizar quem foi o responsável pela compra dos produtos.

No local onde houve o descarte não havia sinais de veículos, somente madeiras que foram utilizadas para despejar os tambores.