Cotidiano

Perícia: prefeito participou de ataques online a jornais de El Salvador

14955899_1129669357119254_2780962675185280050_n.jpgSAN SALVADOR – Relatórios de quatro peritos submetidos à Justiça de El Salvador apontam a participação do prefeito da cidade de San Salvador, Nayib Bukele, em ciberataques aos jornais “La Prensa Gráfica” e “El Diário de Hoy” em 2015. De acordo com a perícia, Bukele foi o autor intelectual e financeiro dos ataques.

Os relatórios foram remetidos ao juizado da cidade de Santa Tecla, onde será realizada uma audiência no dia 30 deste mês contra cinco investigados pelos ataques. Entre os acusados está Sofía Medina, gerente de Comunicações da prefeitura de San Salvador, a capital do país.

Bukele é membro da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), partido do atual presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén. O prefeito da capital salvadorenha chegou a fazer uma manifestação na frente do gabinete do procurador-geral Douglas Meléndez, como protesto contra a investigação de ter participado dos ataques virtuais.

Os ciberataques, que ocorreram em 2015, envolveram a compra de domínios virtuais semelhantes ao dos jornais e a produção de versões falsas de seus websites, veiculando notícias não verdadeiras. A perícia técnica apontou diversas ligações de Bukele com os ataques, inclusive conectando ao prefeito um número de celular do qual partiram as ordens para a realização dos ataques.