Cotidiano

Perguntado sobre Putin, Trump diz que os EUA não são 'tão inocentes'

trump.jpg

WASHINGTON – Em uma entrevista que será transmitida na emissora Fox News antes do Super Bowl, a principal partida de futebol americano do ano, o presidente Donald Trump afirma que respeita o mandatário russo Vladimir Putin. Quando o apresentador, Bill O’Reilly, chama Putin de assassino, Trump afirma que também há muitos nos EUA.

– O que você acha? Nosso país é tão inocente? – perguntou a O’Reilly, em um trecho da entrevista divulgado previamente pela emissora.

Trump expressa há muito tempo o desejo de estabelecer melhores laços com Moscou, elogia Putin e sinaliza que as relações entre os EUA e a Rússia poderiam ser alinhadas, mesmo depois de as agências de inteligência americanas concluírem que a Rússia se envolveu na última campanha presidencial para ajudar o republicano a vencer a democrata Hillary Clinton. Putin chamou Trump de “homem muito brilhante e talentoso”.

Durante os anos de Putin no poder, uma série de proeminentes figuras da oposição russa e jornalistas foram mortos.

Na entrevista, Trump diz sobre Putin: “Eu o respeito”, e então é perguntado por quê.

– Eu respeito muitas pessoas, mas isso não significa que eu vou me dar bem com ele. Ele é o líder de seu país. Eu digo que é melhor ficar bem com a Rússia do que não. E se a Rússia nos ajudar a lutar contra o Estado Islâmico, o que é uma grande luta, e contra o terrorismo islâmico em todo o mundo, então isso é uma coisa boa – respondeu. – Se eu vou me dar bem com ele? Eu não tenho ideia.

Na semana passada, a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, condenou as “ações agressivas” da Rússia no leste da Ucrânia e alertou Moscou de que as sanções americanas impostas após a anexação da Crimeia permanecerão até a península ser devolvida à Ucrânia.

Nikki, no entanto, moderou suas críticas, dizendo que era “infeliz” condenar a Rússia em sua primeira aparição no Conselho de Segurança da ONU.

– Queremos melhorar nossas relações com a Rússia – enfatizou.