Cotidiano

Perfil de Twitter faz sucesso reunindo arrependidos de voto em Trump

Trump-GTU33TNHS.1.jpgWASHINGTON – Prevendo uma possível frustração de milhares de pessoas que votaram em Donald Trump nos EUA, a estudante canadense Erica Baguma lançou uma conta de Twitter dedicada a compartilhar relatos na rede social de pessoas que se arrependeram do voto no hoje presidente. Com as primeiras semanas de governo, a @Trump_Regrets faz sucesso: já são mais de 200 mil seguidores.

O funcionamento da conta é simples: os posts com frustrações são sempre “retuitados” (compartilhados através de um botão para que outros usuários vejam a postagem original). Entre as mensagens emblemáticas dos arrependidos, estão pessoas reclamando que ele abandonou posturas defendidas na campanha. Outras reclamam de suas posuras em relação a imigrantes e a desregulamentação do sistema financeiro. Outros, até mesmo da mania do presidente em tuitar críticas a seus rivais.

“Tudo é sempre sobre você, o tamanho da sua multidão, quantas pessoas te aplaudiram”, reclama um usuário. “Você é um teocrata orwelliano”, diz outro. “Pare de agir como Hitler. Apoiei você por todo o caminho. Mas suas ações estão me envergonhando”, resume um usuário.

Há ainda reclamações contra o veto a cidadãos de países de maioria muçulmana, a contratação de ex-lobistas para o Gabinete e as discussões acaloradas dele com críticos.

“Você não é um rei.”

Tweet Trump 1

“Você disse que drenaria o pântano, não enchê-lo de novo!”

Tweet Trump 2

“Não sabia que você agiria de maneira tão infantil.”

Tweet Trump 3

“Você perdeu meu apoio com tantas ordens executivas.”

Tweet Trump 4

Segundo Erica, o número de arrependidos vem crescendo desde a posse de Trump e com a derrubada da promessa de investigar a rival Hillary Clinton pelo uso irregular de e-mails de Estado em uma conta pessoal, quando esta era secretária de Estado.

? Lancei a campanha depois de ver a mudança de postura de Trump, curiosa para ver o que os apoiadores dele pensavam disso. Fui pesquisar e me surpreendi em ver que muitas pessoas já estavam se arrependendo de votar nele por vários motivos ? disse ela ao “Guardian”.