Cotidiano

Pequim envia diplomata de alto escalão aos EUA

65451362_FILE - In this June 27 2016 file photo Chinese State Councilor Yang Jiechi speaks during a.jpgRIO – A China enviou nesta segunda-feira seu emissário de maior escalão aos Estados Unidos, uma viagem que evidencia as crescentes tensões entre os dois países após os ataques de Donald Trump contra Pequim antes de chegar à Casa Branca. Links China-EUA

A agência oficial chinesa Xinhua anunciou que o conselheiro de Estado Yang Jiechi, um diplomata mais influente inclusive que o ministro das Relações Exteriores Wang Yi, viajará aos Estados Unidos nesta segunda-feira ou na terça-feira, na primeira visita de um representante chinês deste nível desde a posse de Donald Trump em 20 de janeiro.

O anúncio foi feito em um momento no qual as potências econômicas se esforçam para aproximar as posições, depois que as declarações explosivas de Trump sobre a concorrência econômica chinesa e as relações com Taiwan provocaram um distanciamento entre os países.

Entre os principais temas da agenda estaria a organização de uma reunião de Trump e seu colega chinês, Xi Jinping, informou à agência Xinhua um especialista em relações internacionais.