Cotidiano

Pequim adverte que princípio de 'China única' não é negociável

63515597_A magazine featuring a front page story on US President-elect Donald Trump sits on a ma.jpg PEQUIM – O reconhecimento de uma China única “não é negociável”, afirmou Pequim neste domingo, em resposta ao presidente eleito Donald Trump, que disse que estava disposto a questionar este princípio para reforçar as relações entre Washington e Taipei.

– O princípio da China única é a base política das relações sino-americanas, não está sujeito à negociação – declarou Lu Kang, porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês. – No mundo existe apenas uma China, Taiwan é uma região inalienável do território chinês, e o Governo da República Popular é o único governo legítimo da China.

No breve comunicado, ele pediu a Trump que tome consciência da extrema sensibilidade da questão de Taiwan, e respeite os compromissos assumidos pelos governos dos Estados Unidos anteriores.

– Para evitar comprometer o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais – acrescentou.

Em uma entrevista ao Wall Street Journal, Donald Trump indicou esta semana que “tudo é negociável, incluindo (a política) da China única”.