Cotidiano

Pequenos tremores atingem a Itália após terremotos de 5,5 e 6,1 graus

201610270606477214_AFP.jpgROMA ? Uma série de pequenos tremores continou a agitar uma região montanhosa do centro da Itália, aumentando a tensão entre vítimas dos dois fortes terremotos que atingiram a região na quarta-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, quase 60 fenômenos foram registrados após o primeiro terremoto.

“Os danos são importantes, mas até o momento não aconteceram desabamentos que exigiriam a presença dos serviços de busca e resgate”, afirma um comunicado da Proteção Civil.

As equipes de emergência aguardavam o amanhecer para avaliar o estado das residências e dos edifícios históricos nas áreas afetadas, em muitos casos turísticas.

Como medida de precaução, as escolas da região devem permanecer fechadas na quinta-feira. O centro histórico de Visso, perto do epicentro, estava inacessível com as barreiras instaladas. A polícia aconselhou a imprensa a não se aproximar dos edifícios.

De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos, o primeiro terremoto, de 5,5 graus, foi registrado na região de Castel Sant’Angelo sul Nera. O segundo, de 6,1, aconteceu uma dezena de quilômetros mais ao norte, duas horas depois.

Os terremotos foram sentidos em grande parte da Itália e provocaram pânico até em Roma, onde muitas pessoas correram para as ruas. O primeiro tremor certamente ajudou a salvar vidas por ter estimulado as pessoas a saírem de suas casas antes do segundo terremoto, mais potente.