Cotidiano

Pequenos negócios paranaenses são reconhecidos por excelência em gestão, no Prêmio MPE Brasil

Cerimônia realizada no Sebrae/PR, em Curitiba, reuniu empresas vencedoras da etapa estadual; investimento em melhoria de processos se reflete diretamente no resultado do negócio, atestam empresários premiados

Os oito negócios paranaenses vencedores do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil Ciclo 2016 – Etapa Paraná, foram reconhecidos na manhã desta segunda-feira (20), em cerimônia no Sebrae/PR, em Curitiba. Ao longo do último ano, as empresas investiram em melhorias de processos e, com o prêmio, recebem a chancela de que excelência em gestão, inovação e produtividade ambientam sua estratégia de mercado. Membros de entidades que integram o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, acompanharam a premiação.

 

As vencedoras da etapa estadual neste ano são: Washington do Brasil, de Arapongas, na categoria Comércio; Forward Química do Brasil, de Ponta Grossa, e Metal Solution, de Londrina, na categoria Indústria; Bulek Contabilidade, de Ponta Grossa, e ITAC, de Curitiba, na categoria Serviços; Labore Saúde Ocupacional, de Maringá, na categoria Serviços de Saúde; SWA Sistemas Acadêmicos, de Medianeira, na categoria Serviços em Tecnologia da Informação; e Dom Sollievo Hotel, de Telêmaco Borba, na categoria Serviços de Turismo.

 

No Paraná, o MPE foi implantado em 2004, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do Sebrae/PR. Para o diretor-presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira, o grande destaque do Prêmio é a metodologia do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “É a melhor metodologia existente no Brasil e um dos melhores benchmarkings no mundo”, avalia. “O fato de ter um prêmio específico para micro e pequenas empresas possibilita que elas vão amadurecendo e identificando pontos em que podem ampliar suas réguas de qualidade e competitividade. O modelo traz uma série de elementos que apontam lacunas que entendemos como áreas de oportunidade de melhoria para o negócio”, completa Vieira.

 

A busca pela excelência em gestão com base MEG, metodologia incorporada pelo Sebrae em sua estratégia, foi decisiva para as empresas vencedoras se destacarem no mercado, mesmo em um ano de crise econômica.

 

O superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destaca que as empresas finalistas e vencedoras agregam uma gestão moderna e avançada, o que as torna mais competitivas no seu mercado. “As empresas que participam do Prêmio e aplicam os critérios da FNQ, passam a ser mais inovadoras e competitivas. Elas ampliam sua capacidade de gestão, enfrentam melhor um período de crise e seguem um projeto de crescimento. O resultado final é o reconhecimento do mercado, porque encontra nelas produtos e serviços com diferenciais”, completa Tioqueta.

 

Ganhos para as vencedoras

Medidas simples, como a revisão de prazos para o cumprimento interno de tarefas, podem trazer um resultado significativo no faturamento da empresa. No caso da Bulek Contabilidade, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vencedor na categoria Serviços, as mudanças de médio prazo aplicadas ao longo do processo do MPE significaram um crescimento de 10% em um ano.

 

“Minimizamos erros e fizemos uma revisão interna de prazos. Antes, nosso prazo final para as tarefas era o mesmo limite imposto pelo fisco, mas resolvemos antecipar nossas datas-bases. O atendimento também é um diferencial e, por isso, começamos a receber mais indicações de nossos clientes. Nos dois primeiros anos, não houve mudança financeira, mas agora já podemos sentir. O foco não é o financeiro, mas ele é consequência de um trabalho de busca pela excelência” comemora o sócio João Demétrio Bulek.

 

Finalista do MPE pela segunda vez, o ITAC – Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Conformidade, de Curitiba, levou a categoria Serviços neste Ciclo 2016. “Nossa atividade, que é certificação, já requer um pouco da cultura de padrões, então, temos isso desde sempre. E o reconhecimento de terceiros traz uma satisfação muito grande, porque significa que estamos no caminho certo”, comemora o sócio Fábio Eduardo de Freitas Barbosa.

 

Ele conta que, durante o MPE, a empresa investiu na criação de um aplicativo para informatizar processos internos. “Percebemos um crescimento na nossa produtividade de dois anos para cá, porque antes perdíamos recursos em atividades desnecessárias. Além da agilidade, com o aplicativo nossas tarefas ganharam em confiabilidade. E toda economia de recurso se reflete no resultado final”, resume.

 

Vencedora na categoria Indústria, a Metal Solution, de Londrina, na região Norte, fabrica e comercializa móveis hospitalares, laboratoriais e clínicos. Emocionada com a conquista, a sócia-proprietária Marcele Silva conta que o Prêmio alavancou melhorias em processos, que se refletiram nos resultados da empresa. “Entre os processos, implantamos um quadro de metas, que fez grande diferença. E também investimos em mais um canal de venda virtual”, detalha.

 

O Prêmio

Para participar do Prêmio, basta se enquadrar como micro ou pequena empresa – com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões – e manifestar interesse na disputa. Nesta edição, foram 1,9 mil inscritos, dos quais 1.420 responderam um questionário pelo site. No total, 177 empresas alcançaram mais de 70 pontos no MEG e 42 entregaram a documentação obrigatória. Destas, 16 foram classificadas para a fase final. A vitória na etapa estadual não carimba o passaporte para a grande final, em Brasília. A partir de agora, as vencedoras em cada estado entram em um novo processo de avaliação, em vista da premiação nacional, prevista para outubro deste ano.