Cotidiano

Pentágono quer alugar espaço na Trump Tower para abrigar pessoal

2015 863911559-2015 863779383-201511041808236655.jpg_20151104.jpg_20151105.jpgNOVA YORK – O Pentágono quer alugar um espaço na Trump Tower de Nova York para abrigar o equipamento e pessoal militar que acompanham Donald Trump durante suas estadas na cidade, informou um porta-voz nesta quarta-feira. Segundo a rede CNN, alugar um andar na Trump Tower custaria US$ 1,5 milhão ao ano.

A esposa do presidente, Melania, e seu filho, Barron, continuam vivendo na Trump Tower, em um tríplex que ocupa os três últimos andares do prédio, que o milionário do setor imobiliário pretende visitar regularmente. O presidente sempre está acompanhado de pessoal militar, especialmente de quem lhe permite poder dar luz verde a um ataque nuclear a qualquer momento.

Esta decisão do Pentágono é potencialmente comprometedora para a administração americana porque poderia alimentar a polêmica sobre os conflitos de interesses do presidente.

Após sua eleição, Trump se negou a vender seus ativos, transferindo-os a um fundo, cuja gestão foi confiada a seus dois filhos mais velhos, após repudiar a solução de um fundo cego, consistente em confiar a administração a um gestor independente.

“Para poder cumprir a missão que lhe incumbe” junto ao presidente americano, o Departamento da Defesa quer alugar “uma extensão limitada de espaço” na Trump Tower, “de acordo com todas as exigências legais”, declarou nesta quarta-feira o tenente-coronel James Brindle, um porta-voz do Pentágono. “Este espaço é necessário para o pessoal e o equipamento que apoiará o presidente durante suas estadas em sua residência.”