Cotidiano

Pentágono confirma que EI usa civis como escudo humano em Mossul

201610181622233038_AFP.jpg

BAGDÁ – Combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) retiveram civis para impedir que abandonem a cidade de Mossul, no Iraque e os estão usando como escudos humanos, no segundo dia de batalha pelo controle desta cidade do norte do Iraque, informou o Pentágono nesta terça-feira. Moradores da cidade já haviam relatado que o EI está mantendo cidadãos como reféns, enquanto forças iraquianas e curdas capturam vilarejos afastados em seu avanço sobre o bastião dos jihadistas.

mossul_1810

? Sabemos que os estão usando como escudos humano ? afirmou o porta-voz do Pentágono, capitão de navio Jeff Davis. ? Isto está acontecendo há várias semanas, durante as quais vimos civis sendo detidos à força e sendo impedidos de circular para não poderem sair de Mosul. Eles estão sendo mantidos contra a vontade. Não vimos qualquer mudança no último dia, de pessoas fugindo ou abandonando a cidade ? acrescentou.

Davis descreveu a operação para retomar Mosul como “uma luta feia”, acrescentando:

? Mas vou dizer a vocês que vimos um ótimo progresso. É o primeiro dia, não fiquem muito esperançosos, vai levar um tempo.

O governo iraquiano e as forças curdas, apoiados com cobertura aérea pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, anunciaram avanços nas primeiras 24 horas de uma ofensiva para retomar Mossul. Um total de 20 povoados já foi recuperado das mãos de extremistas no leste, sul e sudeste da cidade, informaram comunicados do Exército iraquiano e das forças curdas Peshmerga.

Há relatos de que o líder do Estado Islâmico está entre os milhares de militantes linha-dura ainda na cidade, o que sugere que o grupo terá que se esforçar muito para repelir a coalizão. Os militantes do Estado Islâmico estão impedindo que as pessoas fujam da localidade, disseram, e um deles contou que eles encaminham pessoas a prédios que os próprios radicais usaram recentemente.

Segundo a Reuters, moradores contatados por telefone disseram que mais de 100 famílias começaram a sair dos subúrbios do sul e do leste mais expostos à ofensiva rumo a partes mais centrais de Mosul.

? Está bem claro que o Daesh (Estado Islâmico) começou a usar civis como escudos humanos ao permitir que famílias permaneçam em edifícios que provavelmente serão alvejados por ataques aéreos ? disse Abu Mahir, que mora perto da universidade da cidade.