Cotidiano

Pensando no Brasil e na ética

Um Rotary Club está fazendo uma campanha para que os eleitores saibam como votar nas eleições de outubro. Entre outras ações, seus associados estão colocando adesivos nos automóveis da cidade com os dizeres “Vote somente em Ficha Limpa” ao lado do logotipo do clube. Preocupado, o governador distrital me ligou dizendo que alguns rotarianos de outros clubes estavam apreensivos com tal campanha, pois o Rotary não se envolve em política. Respondi a ele que o Rotary, como organização, não se envolve em política partidária, mas os rotarianos têm o dever de se envolver em todos os assuntos que sejam pertinentes à aplicação da Prova Quádrupla, que nos indaga: “Será benéfico para todos os interessados?”.

É importante alertar a população para que políticos que cometeram erros não sejam reeleitos, não interessando a quais partidos políticos pertençam, pois, do contrário, certamente a corrupção não cessará. Em seu objetivo, o Rotary preconiza “a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada”.

O Rotary, portanto, não permite que seus associados sejam pessoas com condutas duvidosas. Nesse sentido, também não pode admitir que políticos sem boas práticas em seus mandatos continuem se reelegendo. O que devemos é conscientizar os eleitores, exatamente como esse Rotary Club está fazendo. Em junho teremos a Copa do Mundo. Nesse período, o brasileiro costuma vestir a camisa da seleção brasileira e colocar bandeirolas nos carros – de tal forma que fica parecendo que o orgulho do brasileiro está na sua equipe de futebol, e não nesta pátria linda e cheias de riquezas.

Penso que devemos prolongar as demonstrações de orgulho pela nossa seleção até o período das eleições. Devemos vestir camisetas nas nossas crianças,colocar bandeiras na frente de nossas casas, adesivar nossos carros, estimulando, assim, o amor pela nossa pátria e fazendo as pessoas terem consciência de que este país pertence a elas e que devemos colocar pessoas do bem para nos governar.

Façamos de 2018 o ano em que deixaremos nossas zonas de conforto. Lutemos pela ética na política,fazendo a diferença na vida das pessoas para que elas tenham oportunidade de debater e escolher os melhores para a pátria – e não apenas para alguns. Nós, rotarianos, somos líderes em nossas comunidades e como tal temos o dever de praticar e exigir boas condutas na vida pública e privada. Ajudando a escolher os melhores governantes com certeza ajudaremos o povo mais necessitado – e dessa maneira faremos a diferença. Feliz ano novo!