Policial

Penitenciárias recebem novos equipamentos de inspeção eletrônica

A ação visa aumentar o nível de segurança nas prisões do Estado

Curitiba – Novos equipamentos de inspeção eletrônica serão distribuídos para as penitenciárias de todo o Estado. São cinco esteiras de raio-X, 24 portais detectores de metal, 85 detectores manuais de metal e detectores de metal tipo banqueta, que serão distribuídos nos próximos dias para unidades penais ligadas ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) do Paraná.

Os aparelhos foram adquiridos pelo Ministério da Justiça. A ação visa aumentar o nível de segurança nas prisões brasileiras, evitando o ingresso de armas, drogas e telefones celulares nas prisões. Eles também diminuem a necessidade de revista vexatória, em que os visitantes precisam tirar a roupa e fazer agachamentos sobre espelhos para mostrar que não carregam objetos proibidos nas prisões.

A entrega simbólica dos equipamentos aconteceu na última semana na Penitenciária Estadual de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. O assessor da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Depen Nacional, Marcos Gomes Barbosa, entregou para o diretor do Depen do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo Moura, uma esteira de raio-X que será utilizada na unidade.

O diretor do Depen no Paraná falou sobre a boa relação entre as instituições e a importância dos equipamentos, que irão auxiliar nos procedimentos de revistas de pessoas que ingressam nas penitenciárias. Cartaxo ressaltou a preocupação do órgão em capacitar os servidores que vão operar os equipamentos.

“Também é importante a iniciativa do Depen nacional em fornecer o treinamento para a utilização dos aparelhos. O uso correto melhora a qualidade do serviço prestado pelo agente penitenciário”, afirma Cartaxo.

Além da entrega dos itens, o Depen, por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), está capacitando os agentes penitenciários para a operação dos equipamentos, com ênfase em procedimentos de revista humanizada.