Política

Penitenciárias recebem material para atendimento em saúde

Penitenciárias recebem material para atendimento em saúde

Penitenciárias do Paraná estão recebendo equipamentos destinados ao atendimento em saúde. A ação é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária. O investimento é de R$ 2,6 milhões.

Segundo o diretor do Depen, Francisco Caricati, o objetivo é modernizar e reaparelhar as unidades básicas de saúde existentes dentro do sistema prisional. Ao todo, serão destinados 77 aparelhos para cada penitenciária. “Trata-se de um investimento expressivo, inédito nessa área e de extrema necessidade para o sistema prisional”, afirmou.

Entre os equipamentos adquiridos estão nebulizadores, cadeiras odontológicas, autoclave, eletrocardiógrafo, desfibrilador, cilindro de oxigênio, balanças, muletas, cadeiras de rodas, cama hospitalar, aparelhos de ar-condicionado, bebedouro, refrigerador, entre outros.

Os equipamentos priorizam a atenção primária ao preso e irão contribuir para que o atendimento básico seja feito na própria unidade prisional, sem a necessidade de deslocamento do preso. Além disso, a nova aquisição deve aumentar a qualidade desse serviço nas penitenciárias.

“São equipamentos que vão auxiliar as nossas equipes de saúde a aperfeiçoar o atendimento aos presos, além de oferecer melhores condições de trabalho a esses profissionais com materiais novos e modernos”, explica a gestora do convênio e responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do Depen, a bioquímica Sheila Flora.