Cotidiano

Penitenciárias recebem equipamentos da Rio-2016

Os equipamentos são uma das contrapartidas recebidas pelo Estado pela participação na segurança dos Jogos

Curitiba – Parte dos equipamentos utilizados nas revistas pessoais durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 estão sendo encaminhados para penitenciárias do Paraná. Doze aparelhos já foram doados pelo Ministério da Justiça, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Ao todo serão destinados mais de 60 equipamentos ao Paraná – 30 portais detectores de metais, 18 raquetes manuais e 13 raio-x para revista de sacolas. Já receberam equipamentos as unidades de Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Curitiba e região Metropolitana, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Os equipamentos são uma das contrapartidas recebidas pelo Estado pela participação na segurança dos Jogos. “O sistema prisional do Paraná ganhou em dois aspectos com essa participação, tanto no físico, com os aparelhos, como em conhecimento com a participação em um evento dessa natureza”, afirma o diretor do Departamento de Execução Penal do Estado, Luiz Alberto Cartaxo.

PARTICIPAÇÃO

Agentes penitenciários paranaenses ajudaram na segurança dos Jogos Olímpicos fazendo principalmente revistas no perímetro dos locais de realização das disputas. Eles fizeram parte de um grupo de agentes penitenciários recrutados para trabalhar em conjunto com a Força Nacional. Além dos agentes, cerca de 250 policiais civis e militares do Paraná compuseram o efetivo da Força Nacional.

Filosofia na penitenciária

Sócrates, Aristóteles e Platão agora fazem parte da rotina de estudos de presos custodiados na Penitenciária de Foz do Iguaçu. O projeto “Filosofando – do ensino a um projeto de vida” tem como objetivo contribuir para a autonomia e a ampliação de visão de mundo da pessoa privada de liberdade, além de prepará-la para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ofertado pelo Ceebeja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Helena Kolody, o projeto já atendeu 16 presos que estão matriculados no ensino médio.