Policial

Penitenciária alagada

Depois das reportagens falando a respeito da estrutura precária da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) e que as visitas retornarão mesmo com a estrutura destruída, o Hoje News recebeu um vídeo mostrando a situação do lado de dentro da unidade. Imagens encaminhadas à reportagem por uma fonte segura e que não será revelada por questão de segurança.

O vídeo, que pode ser conferido na página do Facebook dos jornais O Paraná/Hoje News, mostra a situação calamitosa da unidade. E não só nas celas. O chão está alagado. Por todos os lados, goteiras. Na escada, a água escorre. Realidade que, segundo informado à nossa reportagem, se repete mesmo em dias de sol, considerando que a água da chuva fica acumulada na laje e escorre mesmo nos dias em que não chove.

Na edição de ontem, a reportagem repercutiu um ofício, protocolado pelo Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários) ao Depen e à Secretaria de Segurança Pública, pedindo que as visitas não sejam liberadas até a reparação da estrutura da unidade e solicitando melhora no efetivo e nas condições da PEC. Segundo o Depen, a visitação seguirá um cronograma especial. As visitas serão no primeiro e segundo fim de semana de março, sempre às sextas, sábados e domingos, sendo duas galerias por dia. Cada preso poderá receber a visita de dois adultos ou crianças acompanhadas por um adulto. É indispensável a apresentação da credencial de visitas.

Outro lado

Em nota, o Depen afirma que a unidade já passou por diversos reparos, desde a rebelião de 2017 e que a direção informa que a PEC está em plenas condições de ofertar a visitação aos familiares a partir de março. Quanto ao vídeo, o Departamento diz que não é possível afirmar a data e o local em que ele foi gravado. E que um procedimento administrativo