Cotidiano

Peña Nieto: México não acredita em muros

MEXICO-US-PENA NIETOCIDADE DO MÉXICO ? O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou nesta segunda-feira que seu país irá redefinir a relação com os Estados Unidos ante a chegada de Donald Trump à Presidência, e advertiu que defenderá os interesses dos imigrantes mexicanos e investimentos. Peña Nieto rejeitou a construção de um muro na fronteira, em referência a uma das propostas mais polêmicas do republicano.

? Trabalharemos por uma fronteira que nos una e não nos divida. O México não acredita em muros. Nossa fronteira deve ser o melhor espaço de convivência, segurança, prosperidade e desenvolvimento compartilhado ? disse o presidente, em um pronunciamento no Palácio de Los Pinos sobre a política externa mexicana.

O mandatário expressou ainda que buscará um diálogo com os Estados Unidos sem confrontação, mas também sem submissão.

Por sua vez, o chanceler Luis Videgaray indicou que o governo mexicano irá iniciar conversas com a equipe de Trump nos próximos dias. Descrevendo o México como um ?parceiro indispensável para os EUA?, ele defendeu uma responsabilidade compartilhada entre os países na questão migratória.

O chanceler observou que o número de estrangeiros que atravessam o México para chegar aos EUA mais do que dobrou desde 2013, subindo para mais de 500 mil pessoas em 2016, enquanto o número de mexicanos sem documentos que atravessam a fronteira caiu drasticamente.

O México se prepara para uma dura batalha com o novo governo dos Estados Unidos, não somente em matéria de comércio, mas também para defender seus imigrantes e temas de segurança. Os dois países compartilham uma longa fronteira de 3.200 quilômetros.