Cotidiano

Peña Nieto lamenta muro e promete defender mexicanos nos EUA

CIDADE DO MÉXICO – O presidente mexicano Enrique Peña Nieto lamentou nesta quarta-feira o decreto assinado por seu homólogo americano Donald Trump de construir um muro na fronteira entre os dois países e ordenou aos consulados nos Estados Unidos reforçar a defesa dos direitos dos imigrantes mexicanos.

“Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar com a construção de um muro que há anos, distante de nos unir, nos divide. O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro” declarou Peña Nieto em vídeo publicado no Twitter.

Em resposta aos decretos de Trump, Peña Nieto ordenou que os 50 consulados mexicanos nos Estados Unidos reforcem suas medidas de proteção para que se tornem “autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes mexicanos.

Em seu pronunciamento de dois minutos e 44 segundos, Peña Nieto não se referiu de maneira explícita à viagem que tem programada para se reunir na próxima terça-feira com Trump e se limitou a dizer que tomará decisões sobre os seguintes passos a seguir.

Peña Nieto lembrou que a ordem executiva assinada por Trump para reforçar a segurança fronteiriça ocorre em momentos encabeçada pelo chanceler Luis Videgaray e pelo ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, iniciam um diálogo com a nova administração em Washington.

“Estas ordens executivas também ocorrem em um momento em que nosso país está iniciando práticas para negociar as novas regras de cooperação, comércio, investimento, segurança e imigração na região da América do Norte”, disse Peña Nieto na mensagem em que não citou Trump pelo nome.

Trump assinou na quarta-feira duas ordens executivas para cumprir duas de suas principais promessas de campanha: a construção de um muro ao longo da fronteira com o México e frear a chegar de imigrantes ilegais.