Cotidiano

Peña Nieto converterá consulados nos EUA em bunkers

-TRUMP-VOWS-TO-BUILD-BORDER-WALL-BETWEEN-MEXICO-AND-THE-U.S.CIDADE DO MÉXICO ? A ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a construção de um muro na fronteira provocou reação imediata do governo mexicano. O presidente Enrique Peña Nieto ressaltou na noite de quarta-feira que a relação política entre aliados se fundamenta de outras formas. E pediu aos consulados mexicanos nos EUA que funcionem como uma espécie de bunkers para protegerem seus compatriotas.

? Neste dia, o presidente dos Estados Unidos firmou duas ordens executivas relacionadas aos nosso país: uma para implementar medidas de imigração e outra para estender o muro da fronteira. Em resposta, pedi ao Ministério das Relações Exteriores para reforçar as medidas de proteção aos nossos cidadãos. Os 50 consulados do México nos Estados Unidos vão se tornar verdadeiros defensores dos direitos dos migrantes ? disse o presidente mexicano.

O chefe de Estado prometeu ainda oferecer assessoria jurídica para os imigrantes.

? Nossas comunidades não estão sozinhas. O governo do México irá lhes proporcionar assessoria jurídica que lhes assegurem a proteção de que necessitam. Apelo aos legisladores e a organizações da sociedade civil para unirmos esforços para apoiá-los e respaldá-los ? acrescentou.

Peña Nieto disse que ?lamenta e desaprova? o projeto de construir um muro na fronteira e descartou veementemente que o México iria pagar pela barreira. O governo de Trump pretende inicialmente financiar a obra, mas depois quer que o governo mexicano reembolse o que foi gasto.