Agronegócio

Pelo segundo ano, “Programa Porteira à Dentro” contempla sericultores e fumicultores

Guaraniaçu – Com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas no campo e assim melhorar as condições de vida dos agricultores, a administração municipal de Guaraniaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo ações que contemplam várias culturas.

Programas como o de incentivo à produção do Bicho da Seda, lançado em 2017, já vêm apresentando resultados. Vários produtores estão demonstrando interesse em ampliar seus barracões para aumentar sua produção e outros novos, também estão aderindo à atividade.

Os incentivos que estão chegando a campo vão desde a terraplanagem para a construção ou ampliação do barracão, a distribuição de 80 metros lineares de postes, 150 metros quadrados de cobertura em Eternit e a distribuição de 10 toneladas de adubo orgânico por ano para cada produtor.

Conforme informou o secretário municipal de Agricultura, Leandro Rigo, esse será a segunda etapa do programa que contemplará 23 sericicultores e um fumicultor.

“Estamos oferecendo incentivos a fim de fortalecer estas atividades garantindo que os agricultores possam diversificar as alternativas, através da produção de culturas que possam buscar renda a fim de melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o secretário.Neste ano, serão investidos um total aproximado de R$ 53.923,35 com aquisição de Adubo Orgânico, Postes, Cobertura em Eternit.

Rigo lembra que, por meio do Programa Porteira à Dentro, a gestão do prefeito Osmário Portela (PDT) visa realizar uma série de serviços dentro da pequena propriedade.

“Também estamos oferecendo incentivos para os produtores de leite, que dispõem de horas máquina na propriedade para a recuperação da pastagem, além da distribuição de sementes de pastagens e calcário a fim de melhorar a produtividade do produtor”, lembrou o secretário.

O vice-prefeito José Gracioso, que acompanha diariamente os trabalhos da administração, em especial no setor agrícola, informou que o objetivo dessas ações, conforme determinação do prefeito Osmário, se dá em razão do fortalecimento efetivo da classe agrícola no Município.

A coordenação do trabalho de acompanhamento, orientações e cadastro para os beneficiados estão sob responsabilidade do técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Luiz Carlos Amaral.

Quem tiver interesse de saber mais sobre os programas a disposição dos agricultores deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, ou ainda pelo telefone (45) 3232-1264.