Cotidiano

Pela soberania no Oeste

Atual campeão e finalista nas 18 edições da Copa Oeste de Handebol, competição realizada na categoria sub-18, a equipe feminina Cascavel/Santa Maria tentará manter a soberania na região neste fim de semana, na fase final da edição deste ano, em Foz do Iguaçu.

Este ano a temporada foi atípica, pois geralmente ela é encerrada antes dos Jogos da Juventude do Paraná – a Copa Oeste é utilizada como preparatória. Pela greve dos caminhoneiros, entretanto, o calendário de disputas sofreu alterações.

Com isso, ainda há jogos atrasados sendo realizados. Eles serão encerrados sexta-feira, já em Foz do Iguaçu. Por isso, o chaveamento das oitavas de final ainda não está definido.

O certo é que o time feminino de Cascavel, comandado por Marcos Galhardo, busca o 15º título da Copa Oeste e o quarto da temporada, para empatar a série que, por enquanto, está negativa em sete finais disputadas este ano: “fomos campeões na fase final A [15 a 17 anos] dos Jogos Escolares do Paraná, no Zonal Sul dos Escolares da Juventude e na Copa Ubiratã, e fomos vice na Divisão A dos Jogos da Juventude do Paraná, na Copa Paraná e nos Campeonatos Paranaenses Sub-16 e Sub-18”, recorda Galhardo.

Laboratório para os meninos

Para a equipe masculina Cascavel/AC5/Ecocataratas, a Copa Oeste de Handebol é utilizada como “laboratório” para os mais jovens do elenco comandado pelo professor Cezar Casagrande. “Chegamos a utilizar um time ‘C’ durante o campeonato, como laboratório para meninos que só daqui a dois anos estarão na categoria. Com isso, deixamos a segunda posição na tabela, mas ainda assim conseguimos a classificação antecipada aos playoffs”, explica Casagrande, que ano passado viu seus atletas terminarem a disputa em quinto lugar e que este ano busca o quarto título regional.