Cotidiano

Pedro Paulo diz que Temer não vai participar de campanha à prefeitura

pedro paulo na praça niterói.JPG

RIO ? O candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Pedro Paulo, descartou a participação do presidente Michel Temer em sua campanha. No momento em que outros concorrentes estão recorrendo a nomes fortes da política nacional, a campanha peemedebista prefere manter apenas o prefeito Eduardo Paes como cabo eleitoral.

Pedro Paulo nega que a ausência seja uma estratégia para evitar que a baixa aprovação do governo federal ? no Rio, apenas 8% aprovam a gestão Temer, segundo o Ibope ? influencie negativamente sua campanha. De acordo com o candidato, o presidente não vai participar por problemas de agenda.

? O presidente Temer está com muita coisa para resolver. Tudo que o presidente não pode fazer agora é entrar em campanhas eleitorais, seja no Rio de Janeiro, seja em São Paulo, seja em qualquer lugar. A agenda dele é tão urgente, tão necessária para o país, que ele tem que se concentrar nisso. Fazer a reforma política, a reforma tributária, a administrativa. A gente já viveu o pior momento da crise. Todos nós temos a expectativa de reverter o momento e que ele (Temer) se concentre nisso. Pode deixar que a gente toca a campanha ? disse.

O Palácio do Planalto já havia sinalizado que Temer não participaria de campanhas em que houvesse disputa entre candidatos da base. No Rio, além de Pedro Paulo, Marcelo Crivella (PRB), Indio da Costa (PSD), Flávio Bolsonaro (PSC) e Carlos Osorio (PSDB) pertencem a partidos que integram o governo. Internamente, a campanha peemedebista já pretendia evitar associar a candidatura de Pedro Paulo a Temer e ao governador licenciado do Rio, Luiz Fernando Pezão, devido à crise financeira do estado.

Adversários de Pedro Paulo, no entanto, apostam na nacionalização da campanha. Na quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) vieram ao Rio prestigiar a candidatura de Osorio e gravaram depoimentos para o programa no horário eleitoral. Os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva já gravaram mensagens para Jandira Feghali (PCdoB), apoiada pelo PT, e também são esperados em agendas de campanha nas duas semanas que restam até o primeiro turno.

? Sejam felizes todos eles. Eu vou cuidar do Rio de Janeiro. Já tenho meus padrinhos aqui, o Eduardo Paes. Para mim está ótimo. Vou tratar da minha campanha. O presidente Temer tem que governar o país, tem que cuidar das reformas que estão sendo conduzidas no país. Vou tocar a campanha aqui andando muito, acordando cedo e dormindo tarde. Não estou preocupado com isso. Deixa cada um com seus padrinhos ? afirmou Pedro Paulo.

O peemedebista afirmou ainda que, mesmo se for eleito, poderá reassumir o mandato de deputado federal, até o fim do ano, caso alguma pauta importante para o governo seja votada. O Palácio do Planalto pretende enviar à Câmara algumas reformas, como a Trabalhista e a da Previdência.

? Toda vez, durante todo o meu mandato, que tiver um assunto relevante, seja para o país, seja para a cidade, eu vou estar em Brasília. Como estive em todos os momentos: no impeachment da Dilma, na cassação do (Eduardo) Cunha, na questão dos royalties ? disse.

CONTROLE DE ENCHENTES

O candidato do PMDB visitou a Praça Niterói, no Maracanã, onde foi construído um dos piscinões para armazenar água de chuva e combater as enchentes ? os outros foram erguidos na Praça da Bandeira e na Praça Varnhagen, também na região da Grande Tijuca. Em março, uma enchente voltou a provocar transtornos na região. Na ocasião, o prefeito afirmou que os problemas foram causados porque as obras do piscinão da Praça Varnhagem e do desvio do Rio Joana ainda não haviam sido concluídas ? destas intervenções, apenas o desvio do rio continua em andamento. Pedro Paulo disse que a solução completa do problema passa pelo término das obras.

O candidato afirmou ainda que, caso eleito, vai investir R$ 500 milhões em obras de drenagem na Bacia de Jacarepaguá e no Rio Pavuna-Meriti. Segundo ele, os recursos virão de financiamentos, seja do governo federal ou de organismos internacionais.

? Fizemos a primeira etapa na Bacia de Jacarapaguá, com 19 rios, e agora vamos para uma nova etapa. Vamos trabalhar também na Bacia do Rio Pavuna-Meriti. As maiores incidências de enchentes hoje estão na região de Irajá, Acari, Barros Filho e Honório (Gurgel) ? disse.

Viu alguma irregularidade na campanha? Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp Eleições 2016 do GLOBO: (21) 99999-9114