Cotidiano

Pedro Paulo diz que tem ?discordâncias? da gestão fiscal do estado

INFOCHPDPICT000061667246

RIO ? O candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Pedro Paulo, afirmou, em entrevista ao ?RJTV?, da TV Globo, que tem ?discordâncias? em relação à gestão fiscal do governo do estado, mas que isso não vai impedir o trabalho em ?parceria?, caso seja eleito. O governo estadual, administrado pelo PMDB desde 2003, decretou estado de calamidade pública e enfrenta uma crise grave nas finanças, com atraso de salários dos servidores e problemas nos hospitais.

? Não tenho dúvida que estado tenha que dar passos para melhorar sua situação fiscal, independente de uma situação que é nacional dos governos estaduais. Também tenho minhas discordâncias em relação à condução do governo do estado, mas isso não vai impedir de trabalhar em parceria, e a prefeitura, com condições econômicas e financeiras, ajudar o governo do estado ? disse o candidato.

Pedro Paulo, que foi secretário municipal de Coordenação de Governo até se desincompatibilizar para concorrer a prefeito, garantiu que a situação das contas da prefeitura é bastante diferente.

? Não somos uma ilha de prosperidade, mas uma ilha de resistência. A situação do estado é diferente da prefeitura. A solidez fiscal e econômica da prefeitura são completamente diferentes. Todos os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal melhoraram. Nosso controle de despesas é muito mais rigoroso. O que a gente gasta de pessoal, o que gasta de custeio, o que devolve de investimento para a cidade… A prefeitura tem uma situação muito mais equilibrada ? disse.

O peemedebista disse ainda que o ex-governador Sérgio Cabral ? acusado por executivos da Andrade Gutierrez de receber propina na execução de obras públicas no estado ? tem direito a defesa.

? Um homem público está sujeito a investigações. São acusações que têm o direito de resposta. O governador Sérgio Cabral vai ter direito a se expressar, exercer seu direito de defesa e provar que acusações não são verdadeiras. A gente precisa respeitar a Justiça, o direito de defesa. Considero que o Sérgio Cabral foi um grande governador para esse estado. Melhorou a segurança pública, trouxe investimentos. A Linha 4 do metrô, que está beneficiando a população, foi fruto da administração dele. Ele terá o direito de se defender.

Pedro Paulo voltou a afirmar que foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal da acusação de ter agredido a ex-mulher e afirmou que vai criar cinco casas para tratar da questão da violência contra a mulher, apesar de a proposta não aparecer em seu programa de governo protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato afirmou ainda que a proposta de colocar 100% dos alunos em horário integral vai melhorar o desempenho. A nota dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental caiu no Ideb e não atingiu a meta proposta pelo Ministério da Educação.

? Nos anos iniciais (do Ensino Fundamental) nós avançamos e temos o melhor desempenho desde que o índice foi criado, em 2005. Nos anos finais, a gente teve uma estagnação. É importante ter conhecimento que quando a gente separa as notas dos alunos que estão em tempo parcial e dos alunos que estão em tempo integral nos anos finais, o desempenho da cidade do Rio foi um dos melhores do Brasil, o que prova que a educação em tempo integral é o caminho, principalmente nos anos finais ? defendeu.