Cotidiano

Pedro Paulo diz que PEC do Teto preocupa e não descarta votar contra

pedro paulo na ilha.JPG

RIO ? O candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Pedro Paulo, demonstrou preocupação com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo governo que estabelece um limite para os gastos da União nos próximos vinte anos. Deputado federal licenciado, o peemedebista não descartou retomar o mandato e votar contra o projeto, mesmo integrando a base governista.

A PEC do Teto, como o projeto fico conhecido, é citada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como a principal arma no controle ao gasto público nos próximos anos. A proposta prevê que as despesas do governo federal sejam corrigidas anualmente apenas pela inflação por um prazo determinado. Pedro Paulo promete investimentos de porte na saúde e na educação, caso seja eleito prefeito. Entre as medidas, estão a construção de 314 novas escolas, colocar 100% dos alunos da rede municipal em horário integral e a construção de 40 novas Clínicas da Família, unidades voltadas para o atendimento primário. Parte do orçamento da saúde e da educação é formado por transferências do governo federal, previstas na Constituição.

Pedro Paulo afirmou que não pode haver redução de recursos nas áreas. Ele acredita que o texto enviado pelo governo ainda vai sofrer modificações no Congresso.

? É uma PEC que ainda vai sofrer, por parte do Congresso, uma discussão, um aprimoramento, mas é claro que preocupa. A gente não pode ter redução de recursos na educação e na saúde. Eu acredito que isso vai ser rediscutido na Câmara para que a gente não tenha qualquer tipo de quebra dessas transferências para as cidades e os estados. Os estados e as prefeituras já vivem uma carga pesada de cobrança de serviços, principalmente as prefeituras, que desde 1988 vêm ganhando cada vez mais responsabilidades. A exigência que a cidade faz do prefeito é crescente. Você não pode ter, na contramão disso, uma diminuição de recursos que vêm do governo federal ? disse o candidato, citando que a prefeitura, recentemente, assumiu a administração de dois hospitais estaduais e dos restaurantes populares, que também ficavam sob a gestão do estado.

Pedro Paulo, que reassumiu o mandato para votar a favor da admissibilidade do impeachment da então presidente Dilma Rousseff e pela cassação do então deputado Eduardo Cunha, ressaltou que poderá voltar a Brasília. Desta vez, com a possibilidade de votar contra o governo do qual faz parte.

? Se tem uma coisa que para mim está acima de partidos, acima de alianças políticas, é o meu compromisso com a cidade do Rio de Janeiro. Se a cidade precisar, se for colocado em risco a cidade do Rio de Janeiro na obtenção de recursos, eu retomo meu mandato, vou para Brasília e voto contra. Não tenho qualquer tipo de problema em relação a isso ? garantiu.

INDEFINIÇÃO SOBRE IDA AO DEBATE

O próximo debate entre os candidatos à prefeitura será no domingo, organizado pela Record. Pedro Paulo ainda não decidiu se estará presente. Os advogados da campanha não concordam com uma regra que permite que os candidatos possam usar inclusive a imagem dos adversários em seus programas de televisão. Há também na campanha o receio pelo fato de o dono da emissora ser o Bispo Edir Macedo, tio do candidato do PRB, Marcelo Crivella.

? Estamos discutindo. Quando a gente tiver a garantia de que o juiz é isento… Principalmente agora que eles decidiram fazer em Benfica. Benfica é uma sede dupla: da Rede Record e da Igreja Universal. Na verdade, ali é a sede da Record e o gabinete do Bispo (Edir) Macedo. Já que a gente vai fazer o debate no gabinete do Bispo Macedo, quase na antessala do Bispo Macedo, eu quero que as regras fiquem claras e que o juiz seja independente, para que a gente possa debater a cidade e falar de propostas ? disse.

Pedro Paulo visitou nesta manhã o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador. A escola, em horário integral, foi inaugurada pela prefeitura em março e atende 280 alunos do 6º ao 9º ano. Além das aulas, os alunos praticam esportes como judô, natação, atletismo e vôlei.