Cotidiano

Pedro Paulo defende expansão da concessão para coleta de esgoto

pedro paulo 2.JPG

RIO ? O candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Pedro Paulo, defendeu neste domingo a expansão do modelo de concessão do tratamento e da coleta de esgoto para outras áreas da cidade. Desde 2012, a iniciativa privada é responsável pelo serviço na Área de Planejamento 5 (AP-5), composta por bairros como Bangu, Campo Grande, Deodoro, Realengo e Santa Cruz. A concessionária é a Foz Águas 5, sociedade entre a Odebrecht Ambiental e o grupo Águas do Brasil (Carioca Engenharia, Queiroz Galvão Saneamento, Acquapar Participações e Construtora Cowan). No resto do município, a operação fica a cargo da Cedae, empresa do governo estadual.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Trata Brasil, ONG que atua na área, o índice de coleta de esgoto no Rio é de 83%, enquanto o tratamento chega a 47% ? os percentuais se referem à população. Pedro Paulo disse que, caso eleito, vai levar o modelo para outras regiões da cidade.

? A primeira vai ser a Baixada de Jacarepaguá, que é uma região de quase 600 mil habitantes. Vamos fazer este mesmo modelo de concessão. Depois, ampliar para a AP (Área de Planejamento) 3.3, que é a periferia norte: Fazenda Botafogo, Acari, Chapadão, Fumacê, Honório (Gurgel), Barros Filho, que são os piores índices de cobertura (de esgoto) de toda a cidade. E fazer também através de concessão. É meu plano para que possa ampliar ainda mais a cobertura de saneamento. Com essa ampliação de saneamento que fizemos na Zona Oeste, em cinco anos de concessão, a gente retirou uma Niterói de esgoto da Baía de Guanabara ? disse o candidato, fazendo referência à população de Niterói.

Segundo o candidato, a coleta e o tratamento de esgoto cresceram de 5% para 31% na área atendida pela concessionária. O peemedebista fez uma caminhada na comunidade Para-Pedro, em Irajá, na Zona Norte, acompanhado da vereadora Rosa Fernandes. Ele destacou as realizações da prefeitura na região, como os programas Morar Carioca (na comunidade) e Bairro Maravilha (no restante do bairro).