Cotidiano

Pedro II vai custear passagem e hospedagem de aluna na Dinamarca

lorrayne.jpgRIO – A estudante Lorrayne Isidoro, de 17 anos, venceu mais um desafio. Na manhã desta quinta-feira, o reitor do Pedro II, Oscar Halack, anunciou que a instituição de ensino federal vai custear a passagem e a estadia da jovem e de sua orientadora para que elas representem o colégio na 16ª Olimpíada Internacional (2016 Brain Bee World Championship), na Dinamarca. De acordo com Halack, o colégio tem uma rubrica orçamentária para assistência estudantil. E o dinheiro será liberado.

No último sábado, a estudante de 17 anos foi a primeira colocada na IV Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee), em São Paulo. Ela conquistou a única vaga para representar o Brasil na 16ª Olimpíada Internacional (2016 Brain Bee World Championship). Filha de um ambulante e uma explicadora, Lorrayne até quarta-feira ainda dependia de uma vaquinha on-line para obter R$ 15 mil e fazer a viagem rumo aos seus sonhos.

Segundo reitor, o pedido de ajuda de Lorrayne já estava sendo avaliado.

? Não é nenhum favor, é direito dela. O básico será custeado pelo Colégio Pedro II. Espero que as pessoas continuem a colaborar com a vaquinha para que ela tenha condições de viajar com conforto e em igualdade de condições com outros concorrentes ? disse Halack, ressaltando que, em dois anos, a instituição já custeou viagens para outros 50 alunos representarem o Pedro II no exterior.

A vaquinha on line, organizada pela equipe da Olimpíada Brasileira de Ciências, criada para arrecadar R$ 15 mil (www.vakinha.com.br/vaquinha/lorrayne-isidoro-rumo-a-olimpiada-internacional-de-neurociencias), continua.

Lorrayne Isidoro descobriu o concurso há uma ano, quando caminhava pelos corredores do Colégio Pedro II, no Engenho Novo, e viu um cartaz divulgando inscrições para uma competição de Neurociências (estudo do sistema nervoso).

A estudante da 3ª série do ensino médio é conhecida pela determinação. Nas férias, enquanto muitos curtiam o descanso e marcavam encontros pelo WhatsApp, ela fazia aulas num curso de verão em neurociências, oferecido pela UFRJ e pela UFF. Durante a competição internacional, que acontece de 30 de junho a 4 de julho, em Copenhagen, Lorrayne se juntará aos melhores do mundo.

? Ela é impressionante. Quando veio me procurar em dezembro 2014, perguntando sobre a prova, me propus a ajudá-la e, inicialmente, me preparei para dar aulas expositivas. É uma matéria muito específica. Entreguei um livro para que ela se familiarizasse com o tema e combinei de começarmos a estudar na volta das férias. Ela me surpreendeu: veio com o conteúdo do livro lido e entendido. Estudou por dois meses e tirou 2º lugar na Olimpíada Brasileira ano passado. Este ano, se preparou mais e conseguiu o primeiro lugar no Brasil ? conta Camila Marra, professora de biologia do Pedro II e orientadora de Lorrayne.

Lorrayne estudou a vida toda em escolas públicas. E, com apoio da família e muto esforço, aprendeu línguas e música. Fala inglês e francês e está estudando, por conta própria, italiano e dinamarquês, língua que pretende treinar durante e viagem. Ela toca piano, flauta e teclado.