Política

Pedidos “travam” no Ministério das Cidades

De acordo com Cohapar, governo federal não tem dinheiro para liberar as casas

Cafelândia – Os 50 municípios da região oeste do Estado seguem em uma situação complicada com relação à moradia. Coincidência ou não, dia 21 de agosto é considerado o Dia Nacional da Habitação e foi justamente ontem que a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) divulgou que a região oeste tem cerca de 5 mil unidades na lista de espera para liberação do governo federal. Isso porque o Ministério das Cidades não tem dinheiro para autorizar as construções, que são bancadas com recursos da Caixa.

São habitações que deveriam beneficiar os inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida faixa 1, com renda mensal de até R$ 1.800. Faixa essa que está bloqueada pelo Ministério desde a última sexta-feira (18).

De acordo com a Companhia, os municípios com mais demanda são os que possuem cooperativas atuantes, a exemplo de Assis Chateaubriand e Cafelândia: “Assis tem uma demanda de pelo menos 2 mil unidades. Já em Cafelândia, são 1.500. As duas cidades fizeram pedido dessas casas ao governo federal, mas dificilmente o Ministério das Cidades vai liberar tudo de uma vez”, conta o presidente da Cohapar, Severino Folador.

Como funciona

O projeto para construção de casas populares é protocolado por uma empresa, pela prefeitura ou pela própria Cohapar. “A primeira etapa tem análise técnica para saber se a cidade tem mesmo demanda por moradia. Depois, esse processo é encaminhado ao Ministério das Cidades”, explica Severino Folador, presidente da Companhia.

Em Cascavel, por exemplo, a prefeitura encaminhou um pedido de mais 500 moradias há três meses. A cidade também está na fila para conseguir mais moradias. Pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, Cascavel entregou 3.331 casas.