Cotidiano

Pedido de expulsão de Requião é formalizado

O presidente Romero Jucá informou que deverá submeter à executiva e ao diretório nacional o pedido de expulsão protocolado nesta semana

Curitiba – Como era esperado, a ação forte de Roberto Requião contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff está rendendo dissabores ao senador paranaense, cuja permanência no PMDB pode estar com os dias contados. Além da ameaça velada da cúpula nacional, já há um pedido formal para expulsá-lo do partido.

O presidente Romero Jucá informou que deverá submeter à executiva e ao diretório nacional o pedido de expulsão protocolado nesta semana por Carlos Henrique de Paula Santos e Rose Dranka, filiados ao diretório municipal de Curitiba. E até o julgamento da ação, Requião pode ser afastado do comando do partido no Paraná.

“O artigo 13 do estatuto diz que o filiado condenado por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado, será expulso do partido”, diz o pedido de Carlos e Rose, salientando que ao apoiar Dilma o senador “descumpriu as orientações do PMDB, tendo agredido verbalmente integrantes da cúpula do PMDB nacional, inclusive o presidente Michel Temer”.

CONTRATAQUE

“Sugiro àqueles que pedem minha cabeça no PMDB que se apresentem voluntariamente em uma penitenciária para cumprir a pena que merecem”, fuzilou Roberto Requião diz atrás ao se referir à aventada disposição da cúpula nacional de expulsá-lo do partido.

GLEISI E BERNARDO

Muito mais delicada é a situação da também senadora paranaense Gleisi Hoffmann, que será julgada pela 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) no próximo dia 20. Ela e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, são acusados de receber R$ 1 milhão em recursos desviados no esquema da Petrobras para financiamento da campanha de 2010 ao Senado.