Cotidiano

Pediatria na UPA Veneza

A partir de hoje, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Veneza começa a atender crianças. O início do atendimento pediátrico está previsto para as 7h da manhã. A medida faz parte de um compromisso do prefeito Leonaldo Paranhos firmado no ano passado.

A mudança vai beneficiar os moradores da região sul da cidade que não mais precisam se deslocar até a UPA Tancredo para os casos de urgências e emergências infantis. O plantão ininterrupto dos médicos pediatras funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, a exemplo do que já ocorre na UPA Tancredo.

Inaugurada em 2014, somente agora a UPA Veneza passará a atender também crianças, além dos pacientes adultos. Para isso, o prefeito solicitou que a Secretaria de Saúde viabilizasse a adequação do espaço para esse público. Paralelamente à reforma que garantiu a implantação de uma enfermaria específica com seis leitos infantis e um lactário, o Município conseguiu aprovar com o Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) a gestão compartilhada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tancredo garantindo, com isso, médicos pediatras para as duas unidades.

Atendimento de urgência

"A partir de amanhã [hoje] passamos a contar com o serviço de pediatria tanto na UPA Veneza, como na UPA Tancredo. A orientação é para que os cidadãos busquem o atendimento de urgência mais próximo da residência e o serviço clínico nas unidades de saúde", orienta o secretário de Saúde, Rubens Griep.

Licitação

Paralelamente à mudança, está sendo iniciado o processo de licitação da obra de reforma da estrutura da UPA Tancredo, que terá os espaços que ainda não foram revitalizados adequados para possibilitar a implantação do atendimento também adulto na unidade, efetivando a gestão compartilhada com o Consamu na prestação de serviços. Assim, a UPA Tancredo, além de crianças, passará a atender também pacientes de todas as idades, com equipe multiprofissional na área de urgência e emergência, que seguirão os protocolos e fluxos definidos pelo Comitê Municipal e Regional de Urgência e Emergência.