Cotidiano

Pediatria na UPA Veneza inicia atendimentos

O primeiro dia de atendimento a crianças na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Veneza em Cascavel foi tranquilo, pelo menos no período da tarde de ontem. Na sala de espera não havia muitas mães aguardando pela consulta para os filhos e quem esteve no local elogiou a agilidade do serviço.

“Não precisamos esperar. Como minha filha estava com febre alta, foi rapidamente avaliada e medicada”, diz Daiane Fernando com a filha Ester de um ano no colo.

Ela é moradora do Jardim Veneza e a partir de agora terá mais facilidade quando a filha precisar de atendimento médico. “Na UPA da Tancredo Neves eu sempre fui bem atendida, mas agora consigo vir até mesmo a pé na UPA Veneza”.

O plantão de médicos pediatras na UPA Veneza funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, a exemplo do que já ocorre na UPA Tancredo. A informação repassada aos pais ontem é de que dois médicos estavam de plantão.

Parte do espaço na unidade do Jardim Veneza passou por adequação. O município garante que houve a implantação de enfermaria específica com seis leitos infantis e um lactário.

Adaptações necessárias

Entretanto, quem buscou o serviço ontem diz que algumas adaptações ainda serão necessárias. Vani Costa levou o filho Murilo de três anos para a consulta. Ela comenta que o atendimento foi muito rápido, mas sugere algumas melhorias ao município.

“Vi que a mesma enfermaria estava sendo usada por adultos e crianças. Espero que isso possa ser resolvido e que elas também tenham local específico no caso de internamentos. Moro aqui perto e temos conhecimento de que a unidade atende pessoas em situações graves e não é bom que as crianças presenciem isso”, comenta a mãe.

Compartilhado

A partir de agora a UPA Veneza passa a atender adultos e crianças. A unidade da Tancredo Neves deve ter o mesmo perfil, porém o processo de licitação para adequação da estrutura ainda está no início.

Esse novo formato de atendimentos na unidade foi possível por meio de parceria entre o município e Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) para a gestão compartilhada da UPA Tancredo garantindo, com isso, médicos pediatras para as duas unidades.