Cotidiano

Pecuaristas debatem sobre produção de leite

Os temas abordados foram sistema de produção de leite, cenário atual para a produção de leite, desafios, limitações para estabelecer a sustentabilidade da atividade

Céu Azul – A Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), por meio da agrônoma Daniela Cristiane Zigiotto, reuniu os produtores de leite de Céu Azul para um curso no Sindicato Patronal de Céu Azul. Os temas abordados foram sistema de produção de leite, cenário atual para a produção de leite, desafios, limitações para estabelecer a sustentabilidade da atividade nas propriedades, pastagens como base da alimentação das vacas, como fonte de nutrientes econômica.

Os assuntos foram apresentados pela doutoranda em Zootecnia pela Unioeste, Vacine Marli Fülber. Ela também falou sobre preservação de recursos naturais, menor dependência de insumos externos para a produção de leite mais natural, estratégias para balanceamento de dietas, capacidade de ingestão de alimentos pelas vacas em matéria seca ou em matéria natural, capacidade dos bovinos em ingerir fibras, fermentação microbiana e transformação de fibras em energia e consequente produção de leite.

De acordo com Daniela Zigiotto, os agricultores interagiram com perguntas e contribuíram com as suas experiências diárias no manejo do gado leiteiro.