Cotidiano

Peça que utilizava canções de Lulu Santos sem autorização altera seu título e seu repertório

Toda forma.jpgRIO ? Após realizar a sua estreia em Macaé, no mês passado, o espetáculo ?Toda forma de amor ? O musical? estava com estreia carioca agendada para esta quarta-feira, dia 9, no Teatro Vanucci, mas teve de alterar seus cursos de produção. Conforme noticiou a coluna de Ancelmo Gois, a montagem utilizava 17 canções ? incluindo o título da obra ? assinadas por Lulu Santos, mas o compositor não estava a par do uso de suas canções e decidiu não autorizar a produção a continuar utilizando as suas músicas. Em entrevista concedida ao GLOBO, o cantor e compositor disse que ficou sabendo do espetáculo pela imprensa, no mês passado, quando a peça fez a sua primeira temporada no interior do estado.

? Depois, vi no Twitter que o trabalho havia chegado ao Rio ? diz Lulu. ? Não é que eu não autorizei (o uso), eu sequer fui consultado ou informado da utilização da minha música. Quando li na imprensa, indaguei a minha editora se era regular, e me informaram que a utilização requer autorização. É a primeira vez que encenam uma produção teatral inteiramente baseada em minha obra, com um título de uma canção minha, sem minha ciência.

Em sua página oficial, inscrita no Facebook, a Cia. (Entre) Tantos, idealizadora do espetáculo, emitiu, na tarde desta terça-feira, um comunicado em que afirma não ter tido ?a intenção de ofendê-lo ao estar utilizando estas sem a devida autorização, mas realmente não tínhamos a consciência da necessidade do recolhimento do direito moral e nem o contato desejado para solicitá-lo?, diz o texto. ?Já nos desculpamos devidamente a ele e a sua gravadora, Universal Music, e chegamos à resolução deste impasse de forma amigável?.

Apesar de utilizar as canções de Lulu como um roteiro musical, o espetáculo não se estrutura como uma biografia do artista e nem se inspira em sua trajetória profissional. As canções de Lulu eram utilizadas como pano de fundo para a história de um jovem casal que lidera uma trama inspirada nas manifestações de junho de 2013 que tomaram as ruas do país. Com a negativa do compositor, a produção do espetáculo já iniciou uma recriação do material original e rebatizou o projeto. Com o novo título, ?Amanhã vai ser maior?, o trabalho teve sua estreia adiada, mas chega ao Teatro Vanucci no próximo dia 23.

? Estávamos em dia com o recolhimento do direito patrimonial do artista através do Ecad, e achamos que não precisávamos pedir autorização, mas acabamos nos deparando com algo maior ? diz o diretor. ? Não tínhamos conhecimento da necessidade da autorização, mas serve como aprendizado para a Cia. Esse espetáculo surgiu dentro do ambiente escolar, como uma homenagem a ele. Mas já pedimos desculpas pelo ocorrido e já estamos de volta ao trabalho.