Cotidiano

Peça infantil tem repúdio de ator à extinção do Ministério da Cultura

Foto Cia Mútua5.JPG Links MincRIO ? Os protestos contra a extinção do Ministério da Cultura chegaram aos palcos de teatro infantil. No domingo à tarde, na Fundição Progresso, ao final da peça “Um príncipe chamado Exupéry”, da renomada Cia. Mútua, o ator, diretor e fundador da companhia, Guilherme Peixoto, um dos protagonistas do espetáculo, pediu um momento de reflexão à plateia sobre o novo governo Temer.

? Queremos registrar o nosso repúdio à extinção do Ministério da Cultura e alertá-los que produções como essa subsidiadas e em parceria com o ministério estão ameaçadas. Era essa parceria que permitia que espetáculos como o nosso viesse a público a preços populares ? anunciou.

Houve quem apoiou o ator aos gritos de “Fora, Temer!”.

No domingo, Caetano Veloso publicou um artigo no GLOBO sobre o fim do MinC. Nele, o cantor e compositor diz que a extinção do ministério pelo governo do presidente interino Michel Temer é ?um ato retrógrado?. Nos últimos dias, diversos artistas, produtores e entidades da classe artística também repudiaram a medida.

Enquanto isso, atores como Marcelo Serrado, Susana Vieira e Márcio Garcia, que defenderam publicamente o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram bombardeados por questionamentos nas rede sociais. Em entrevista ao GLOBO, Serrado lamentou a campanha e disse que torcia pela criação de uma Secretaria Nacional de Cultura.

Artistas e produtores reagem ao fim do Ministério da Cultura