Cotidiano

Pearson anuncia previsão menor de lucro e vai vender a Penguin

RIO – A Pearson, grupo britânico educacional que oferece de softwares de ensino a consultoria pedagógica, perdeu quase um terço de seu valor de mercado nesta quarta-feira após anunciar que previsão de redução de lucro e que vai vender sua fatia de 47% na editora Penguin Random House para levantar recursos e investir em novas tecnologias.

O grupo informou que o lucro pode cair até £ 60 milhões (cerca de US$ 74 milhões) ou quase 20% em 2017 e vai suspender o pagamento de dividendos aos acionistas. A empresa luta para se adaptar à era digital que já mudou as indústrias musical e de notícias.

?O setor de educação está passando por um período sem precedente de mudanças e volatilidade?, disse a empresa.

Há 20 anos na empresa e há quatro anos na direção, o diretor-executivo John Fallon assumiu a responsabilidade por não conseguir prever o futuro, mas que disse que seu trabalho agora era preparar a empresa para a mudança rápida para o digital.

A Pearson, que em 2015 vendeu o jornal ?Financial Times? e sua participação na revista ?Economist? para concentrar seus negócios em educação, foi atingida pela recuperação da economia americana, que levou mais pessoas ao mercado de trabalho e afetou as matrículas nas universidades.

A América do Norte representa cerca de dois terços das vendas do grupo. Estudantes têm usado cada vez mais livros usados, o que levou a uma queda de 30% da receita na região no quarto trimestre.