Cotidiano

PDI na mira da PF

Três peritos da Polícia Federal (PF) coletaram mais de 80 amostras do asfalto da Avenida Brasil para análises em uma investigação que está sob sigilo sobre as obras do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), maior projeto de mobilidade urbana da história de Cascavel e que tem financiamento milionário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que disponibilizou US$ 28,7 milhões para as obras.

Ontem, técnicos da Prefeitura de Cascavel acompanharam os trabalhos dos agentes federais. A Prefeitura informou que está oferecendo todo o suporte técnico e as informações necessárias para que a equipe de peritos realize os exames periciais. Desde 2016 o Ministério Público do Paraná investiga as obras.

O trabalho de perícia iniciou na manhã de ontem e deverá levar pelo menos três dias. O engenheiro da Secretaria de Obras Públicas, Marcos Almeida, acompanha dois peritos de Curitiba e um de Foz do Iguaçu na coleta de corpos de prova, que consiste na retirada de algumas perfurações de 10 cm de diâmetro cada ao longo de toda a extensão do trecho que foi reurbanizado na Avenida, desde a Praça da Bíblia até a Rua Corbélia na zona leste da cidade.

Laboratório da PF

Estão sendo colhidas camadas de base, sub-base e pavimento rígido ao longo da pista de rolamento da avenida, no corredor de ônibus, na ciclovia e nas paradas do transporte coletivo urbano. As mais de 80 provas que deverão ser coletadas serão enviadas a um laboratório da Polícia Federal para que seja comparado o material utilizado e a espessura com o que foi previsto no projeto da obra.

Acompanhamento

"Vamos acompanhar as equipes, atender no que nos for solicitado e depois fazer as correções no asfalto onde são feitos os furos de sondagem após a realização das coletas", detalhou Marcos Almeida.

Além da equipe da Sesop, também uma equipe da Cettrans acompanha o grupo com objetivo de sinalizar a pista e fazer o controle do tráfego onde é realizado a perícia.

Além da Avenida Brasil, as avenidas Barão do Cerro Azul e Tancredo Neves integram o conjunto de obras de revitalização inserido no PDI. Além disso, há outras obras como os novos terminais de trasbordo, o viaduto sobre a BR-277 e o Parque Linear do Morumbi.