Cotidiano

PCdoB encaminha apoio a Rodrigo Maia na disputa pela Presidência da Câmara

BRASÍLIA – A bancada do PCdoB irá conversar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para negociar o apoio à candidatura dele à reeleição. Reunidos ontem com o presidente da legenda, Renato Rabelo, deputados da bancada comunista na Câmara debateram o apoio a Maia e receberam autorização para abrir o diálogo em torno de espaços e pautas de votação de interesse da legenda na Casa.

A maioria da bancada de 12 deputados é favorável a apoiar a candidatura de Rodrigo Maia, apesar do apelo do candidato pedetista André Figueiredo (CE), que ontem lançou-se formalmente na disputa com o apoio de seu partido. Figueiredo quer ser o candidato das oposições, mas ainda espera apoio do PT, PCdoB, Rede e PSOL.

? Na verdade, abriu-se o diálogo com ele (Maia). Para abrir o diálogo precisávamos ter a autorização do comitê central. Não é apoio ainda, mas estamos autorizados a dialogar, debater a Casa, espaços, pautas. O Daniel (Almeida, líder da bancada), irá definir os termos do apoio ou não a Rodrigo Maia – afirma o deputado Rubens Júnior (PCdoB-MA), acrescentando:

? O André é uma outra possibilidade da gente conversar, mas a conversa prioritária será com Rodrigo.

No segundo turno da disputa pelo mandato tampão, em julho do ano passado, quando a bancada decidiu apoiar Rodrigo Maia, as deputadas Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Alice Portugal (PC do B-BA), se posicionaram contra e foram liberadas para não votar na disputa. Na época, as duas deputadas sustentaram que Maia, além de ser do DEM, tinha votado a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Alice Portugal ressalta que agora a situação não está fechada.

? Não há ainda uma posição definitiva de apoio. Por maioria, o partido decidiu abrir a conversa com ele. Buscamos unidade da bancada. Por enquanto é autorizar a conversar e só depois decidir. Esperamos as consequências dessas conversas – disse a deputada Alice Portugal.

A conversa entre Maia e o PCdoB deve acontecer ainda esta semana. O líder Daniel Almeida (PCdoB-BA) está com a tarefa de procurar o candidato. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) foi um dos principais articuladores do apoio a Maia no ano passado, ao lado do ex-ministro dos governos Lula e Dilma Aldo Rebelo, quadro importante do PCdoB. Aldo retribui assim o apoio que recebeu de Rodrigo Maia quando elegeu-se presidente da Câmara, sucedendo Severino Cavalcanti.

Em julho do ano passado Rodrigo Maia venceu o candidato do centrão e líder do PSD, Rogério Rosso (DF), com o apoio de deputados da oposição a Michel Temer, incluindo parte da bancada do PT – que ainda não definiu qual candidato apoiará. A pressão para a abertura do diálogo neste momento aconteceu porque muitos parlamentares do PCdoB entendem que Maia está forte e que deve ganhar já no primeiro turno. Os que defendem apoio a Maia argumentam que a disputa pela presidência da Câmara não é entre direita e esquerda e que ele tem se mostrado um presidente capaz de dialogar , ao contrário de Eduardo Cunha.

Além de deputados da bancada e do presidente da legenda, participaram da reunião realizada em São Paulo representantes do movimento sindical e do movimento de comunicação do partido.