Cotidiano

PC Siqueira lança livro e diz: 'Só falta ser presidente da república'

pcsiqueira.JPG

RIO ? No mesmo mês que chega às livrarias de todos o país o livro “PC Siqueira está morto” (Companhia das Letras), não é exagerado dizer que o youtuber paulista ganhou uma nova vida. Após passar por uma cirugria de correção do estrabismo, ele conta ter percebido uma mudança no comportamento das pessoas nas ruas. “Deu para perceber o quanto elas eram preconceituosas”, diz. Com dois milhões de seguidores no canal “Maspoxavida”, ele estará no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para lançar a sua primeira obra em papel. Escrito em parceria com o jornalista Alexandre Matias, o volume mistura realidade e ficção em relatos sobre o cotidiano de PC. A noite de autógrafos será realizada na Livraria Travessa do Leblon, a partir das 19h.

Essa pergunta está no livro e refaço a você: “por que PC Siqueira resolveu fazer um livro tão estranho?”

Eu e o Alexandre Matias, o autor, queríamos fazer algo diferente do que os “livros de youtuber”estavam fazendo, sair do padrão, não queríamos fazer só mais um livro de um youtuber falando dos seus vídeos. Quero buscar também leitores que não conheçam o trabalho que faço no YouTube. A história é uma ficção, mas em alguns momentos a obra é autobiográfica, só não fica claro onde. E nem vou contar para não estragar a graça.

Você fez sua fama no YouTube, por que adotar um meio tão “antigo” como o livro?

O livro vai ficar para sempre, daqui há alguns anos eu não estarei mais vivo e o livro ainda estará aí para as pessoas lerem. Fora que pode haver uma guerra digital e acabar com tudo, inclusive com os arquivos do YouTube, e o livro continuará.

Por que você não escreveu o livro, ou mesmo assinou com um ghost writer, como muitos youtubers têm feito?

Eu sempre quis lançar um livro. Queria escrever, mas pensei bem e não queria que fosse uma porcaria. Preferi passar pela primeira experiência trabalhando com um autor. Tivemos empatia instantânea e acabamos ficando amigos.

PC Siqueira explica o livro ‘PC Siqueira está morto’

Qual foi sua real participação no livro? Quanto de PC tem ali?

O livro é autobiografico em alguns sentidos, e ficcional em outros. É uma mistura de fatos e delírios.

O livro brinca com a teoria do multiverso. Se isso tudo for verdade, em que universo você gostaria de viver?

Nesse em que estou vivendo mesmo, porque é o único que eu conheço. Se rolar uma roleta russa para entrar em outro, talvez seja pior.

Você estourou no YouTube mesmo não seguindo o padrão do galã da TV e do cinema. O que o sucesso de youtubers como você tem a ensinar para os outros meios?

Tudo isso prova que as pessoas têm abertura para consumir o conteúdo produzido por gente que não estaria em um concurso de beleza. As pessoas se importam mais com o que os outros falam e fazem do que com a aparência.

Aliás, o mercado editorial, teatral e televisivo hoje em dia pesca talentos no YouTube, como você avalia isso?

Essa é a última geração de apresentadores milionários na TV. Os youtubers vieram para substituir as superestrelas. Está acontecendo o último suspiro da TV como a conhecemos.

Após a cirurgia, você publicou um vídeo em que detalha os motivos que te fizeram decidir ser um “ex-vesgo”. Como está sendo a vida desde então? O modo como os outros te viam veem mudou mesmo?

Sinto que as pessoas estão me respeitando mais, parece que o que falo tem mais propriedade. Dá um pouco de raiva, né, mas deu para perceber o quanto as pessoas eram preconceituosas. Mas não vou ficar reclamando porque a minha vida melhorou também, né? Tá tudo certo.

Se uma pessoa quiser se tornar youtuber, o que ela NÃO deve fazer?

Ela não deve tentar copiar o trabalho dos outros, não tentar fazer a mesma coisa que já estão fazendo, virar um novo “fulano”. Claro que ela deve se inspirar. E tem que ter paciência. Não se vira um youtuber de sucesso da noite para o dia, como na época em que comecei, seis anos atrás.

Você é sucesso na internet, está na TV, na literatura, no teatro, no cinema… o que te falta?

Ser presidente da república.