Cotidiano

Paz com as Farc dará impulso à economia da Colômbia, diz presidente

2016 918593458-201606231524122613_AFP.jpg_20160623.jpg

BOGOTÁ – O fim do conflito armado com a guerrilha das Farc permitirá aumentar o PIB da Colômbia em no mínimo 1% ao ano, pois o país conseguirá duplicar seu mercado, afirmou nesta quinta-feira o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. farc

O país crescerá “no mínimo 1% ano para sempre, é muitíssimo”, afirmou Santos, ao discursar na sessão de encerramento da terceira Cúpula Empresarial da Aliança do Pacífico.

Com a paz, “a Colômbia duplica-se como mercado e em oportunidades de investimento”, acrescentou o chefe de Estado, após o acordo de cessar-fogo definitivo assinado com a guerrilha das Farc, que põe fim a cinco décadas de conflito armado.

“O acordo de cessar-fogo libera um potencial que estava reprimido por uma guerra e isto vai permitir ao setor privado chegar ao mercado e zonas aonde nunca tinha chegado”, afirmou Santos.

A Aliança do Pacífico é uma zona de livre comércio, integrada por Chile, Peru, México e Colômbia.

Os presidentes dos quatro países-membros do bloco encerraram nesta quinta-feira a cúpula empresarial à qual assistiram 700 empresários, e que precede a reunião empresarial do grupo na sexta-feira na cidade de Puerto Varas, vizinha a Frutillar, 1.100 km ao sul de Santiago. Seis pontos de negociação entre o governo da Colômbia e as Farc