Cotidiano

Pauta estava ?cheia?, diz Teori sobre retirada de item que poderia beneficiar Cunha

BRASÍLIA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator de uma reclamação que poderia resultar na soltura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que retirou a matéria da lista de julgamentos desta terça-feira porque a pauta estava “muita cheia”. Ele falou rapidamente enquanto entrava na sessão, após ser interpelado pela imprensa.

A reclamação estava pautada para a sessão de hoje da Segunda Turma do Supremo e havia expectativa de que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, preso em Curitiba, fosse libertado, conforme mostrou o GLOBO na edição de hoje. Segundo fontes, pelo menos três dos cinco ministros que compõem a Segunda Turma poderiam votar a favor do pedido de soltura de Cunha: Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

O ministro Gilmar Mendes disse que não tinha voto pronto sobre a reclamação e que desconhece qualquer tendência de resultado no caso, em declaração à imprensa ao entrar na sessão. Ele evitou comentar as notícias sobre a iminência da votação que poderia tirar Cunha da cadeia, afirmando que estava viajando e só soube que havia sido retirado de pauta por determinação do ministro Teori, que é o relator.

Depois que o item saiu da pauta de votação da Segunda Turma, na noite de ontem, a assessoria de Teori Zavascki se limitou a confirmar ao GLOBO a retirada da reclamação da lista, sem informar o motivo. Integrantes da Operação Lava-Jato demonstraram preocupação com uma suposta manobra para livrar Cunha.