Cotidiano

Paulo Pimenta ataca Moro e diz que ação quer impedir Lula de voltar em 2018

BRASÍLIA ? Um dia depois de o ex-presidente Lula virar réu na Lava-Jato pela segunda vez, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), vice- líder do PT na Câmara, atacou nesta quarta-feira o juiz Sérgio Moro e disse que o ex-presidente é um “perseguido político”. Segundo ele, o objetivo de Moro é impedir que Lula seja candidato a presidente em 2018.

? O juiz não reúne mais condições adequadas para continuar como juiz desse processo. Ele confunde os papéis de delegado e promotor com o de juiz. Ele age de maneira seletiva, procurando criminalizar o presidente Lula. Isso reforça a ideia de que o presidente Lula é um perseguido político da Lava-Jato, e que o objetivo principal dessa ação é impedir que ele possa ser candidato em 2018 ? criticou Pimenta.

Ontem, Lula se tornou réu pela segunda vez numa ação derivada das investigações da Lava-Jato, a primeira perante a Justiça Federal do Paraná. Moro aceitou nesta terça-feira a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá e do armazenamento do acervo presidencial, pagos pela OAS. Segundo a denúncia, Lula obteve R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas que lhe foram pagas pela empreiteira, de forma dissimulada, em troca de contratos com o governo federal. Entre 2003 e 2015, os contratos do Grupo OAS com a administração pública federal somaram R$ 6,8 bilhões, 76% dos quais corresponderam a negócios com a Petrobras.

Na lógica do deputado, a denúncia contra Lula foi aceita pelo juiz federal em “velocidade recorde”, para que o petista seja condenado no curto prazo para, assim, ficar inelegível por oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa. Pimenta voltou a falar em “golpe”, e afirmou que a ofensiva contra Lula seria o último ato do “golpe”.

? Qualquer pessoa razoavelmente informada sabe que esse é o último capítulo do golpe ? disse.

Paulo Pimenta afirmou que Lula e os demais petistas estão “indignados” com a denúncia contra o ex-presidente e com a inclusão da ex-primeira dama Marisa Leticia na ação, o que foi recebido na legenda como uma “provocação”:

? Nosso sentimento é de indignação, o sentimento do presidente Lula é de indignação e não vamos ficar resignados diante disso. Incluíram a dona Marisa com o objetivo de atingir o presidente Lula, mas vamos reagir a isso. Entendemos isso como uma provocação e isso vai nos dar mais capacidade de reação, resistência e denúncia.

O deputado disse ainda que o partido vai intensificar a denúncia do “golpe” e das supostas injustiças contra Lula na comunidade internacional. Ontem, seus defensores lançaram uma campanha virtual em defesa do ex-presidente, chamada “#StandwithLula” (#ApoieLula”), que diz que, depois de afastarem Dilma Rousseff do poder, agora seus adversários querem “destruir a reputação e acabar com a influência política de Lula”.