Cotidiano

Paulo Mendes da Rocha vence o Prêmio Imperial do Japão

2012102263043.jpgRIO ? A Associação de Arte do Japão coroou Paulo Mendes da Rocha vencedor da edição 2016 do Prêmio Imperial do Japão. O arquiteto brasileiro, de 87 anos, foi elogiado pelo júri por seu compromisso em honrar “a localidade, a história e a paisagem” em seus projetos, utilizando “materiais simples, como concreto e aço para estruturar o espaço para efeito máximo”. Links Paulo Mendes da Rocha

O prestigioso prêmio, fundado em 1989, se destina a “contribuições relevantes para o desenvolvimento, promoção e progresso das artes”. Vencedor do Pritzker e do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, Mendes da Rocha acumula mais esta láurea, ao lado de nomes como Martin Scorsese (categoria filme/teatro), Cindy Sherman (pintura e fotografia), Annette Messager (escultura) e Gidon Kremer (música).

O prêmio será entregue em cerimônia a ser realizada em Tóquio, no dia 18 de outubro. Cada um dos vencedores receberá 15 milhões de ienes (aproximadamente US$ 143 milhões). As informações são do “Arch Daily”.