Cotidiano

Paulo Mendes da Rocha ganha Medalha de Ouro da arquitetura em Londres

RIO – O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha foi anunciado, nesta quinta-feira, como o vencedor da medalha real de ouro 2017 do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA, na sigla em inglês). Trata-se de uma das maiores honrarias dessa área. O prêmio vem como reconhecimento da trajetória profissional desse capixaba de 87 anos, que, também este ano, foi agraciado com o Prêmio Imperial do Japão e o Leão de Ouro da Bienal de Veneza. Anteriormente, ele recebeu o Mies van der Rohe (2000), e o Pritzker (2006), este último o mais importante do setor.

O RIBA é um dos mais antigos prêmios da arquitetura. Foi instituído em 1848, e sua concessão passa pelo crivo do monarca, no caso a rainha Elisabeth. Em sua justificativa, a presidente do RIBA, Jane Duncan, disse que “Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de renome mundial e uma verdadeira lenda viva”: “Revolucionário e transformador, o trabalho de Mendes da Rocha tipifica a aquitetura brasileira dos anos 1950 – de concreto cru, volumoso e belamente brutal”, disse ela. Antes dele, só um brasileiro havia recebido a láurea: Oscar Niemeyer, em 1998.

Ao contrário de Niemeyer – “e a despeito de sua reputação”, observa o comunicado do RIBA – Mendes da Rocha não assinou muitas obras no exterior – são exceções o pavilhão brasileiro na Expo 70, em Osaka, no Japão, e o Museu dos Coches, em Lisboa (2015). Já no Brasil, sua obra é extensa, e se concentra principalmente em São Paulo, onde mora. É dele a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1993, em que teve o desafio de adequar a construção do século XIX às necessidades de uma instituição moderna, a sede do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), e o Museu da Língua Portuguesa (que pegou fogo em dezembro de 2015) ambos igualmente na capital paulista.