Cotidiano

Paulo Gustavo volta a ser alvo de críticas por personagem negra

RIO — Paulo Gustavo voltou a ser alvo de críticas por sua personagem Ivonete. Ao postar nas redes sociais uma foto vestido como a mulher negra, ele foi criticado por vários seguidores. A alegação é que o humorista, ao pintar o rosto de negro, técnica conhecida como black face, estaria compactuando com o racismo. Ele usou o Facebook para se defender.

“Eu conheci muitas Ivonetes na minha vida e tenho orgulho dessas mulheres. Ao contrário de outras personagens que eu uso para ridicularizar o tipo que elas representam, a Ivonete existe pra ridicularizar quem a ridiculariza, porque eu quero rir de gente que não gosta das Ivonetes. Porque eu amo a Ivonete. Ela é negra, nasceu negra e eu tenho o mesmo respeito por ela que eu tenho com todas as pessoas”, escreveu.

Na foto, Paulo Gustavo está nos bastidores das gravações do “220 volts”, atração que volta com a 5ª temporada no Multishow. Nos comentários, alguns seguidores do ator deram opiniões opostas a dele.

“Faz black face pra fazer a personagem da empregada, favelada, barraqueira? Pq não se pinta de corretivo pra fazer isso? Sou negra e não preciso de um branco se pintando de preto pra me representar, me auto-represento”, disse Maju Santana.