Esportes

Paulista volta a Deodoro de olho no bi pan-americano na canoagem slalom

O paulista Pepe Gonçalves, de 23 anos, foi o único representante das Américas entre os dez finalistas da canoagem slalom K1 no Rio-2016. Muito festejado pela torcida, ele acabou na sexta colocação. Hoje, a partir das 9h, o atleta volta à pista do Parque Radical de Deodoro para buscar o seu segundo título no Pan-Americano da modalidade, que vai até domingo. Este será o primeiro evento na pista slalom de Deodoro após o Rio-2016

Pepe, entretanto, não deve apresentar o mesmo nível de desempenho que teve no Rio-2016. Seu corpo sentiu o desgaste do ciclo olímpico e ele acabou tendo uma lesão no cotovelo direito após duas etapas da Copa do Mundo, na Eslovênia e República Tcheca.

? Planejei minha temporada para chegar ao auge nos Jogos. Deu certo, e só me lesionei depois disso, na Copa do Mundo. Mas tive um mês agora para me recuperar antes do Pan, e investi muito em fisioterapia. Não estou 100%, mas me sinto bem ? disse Pepe, esbanjando confiança. ? Me sinto muito bem tanto psicologicamente quanto tecnicamente nessa pista olímpica.

O Pan-Americano de canoagem slalom é anual. Mas, a cada quatro anos, ele acontece dentro dos Jogos Pan-Americanos. No Pan de Toronto, em 2015, Pepe foi prata. Mas, em 2014, no México, ele chegou ao topo do pódio. Conquistar o bicampeonato em casa teria um sabor ainda mais especial já que na última vez que o campeonato foi disputado no Brasil Pedro não venceu por pouco.

? Em 2012, o Pan-Americano aconteceu em Foz do Iguaçu e também era seletiva olímpica. Por 13 centésimos de segundos, eu perdi o primeiro lugar para o canadense David Ford, que acabou indo para Londres-2012. Fiquei bem chateado na época. Portanto, chegar ao bicampeonato pan-americano no Brasil seria perfeito ? pensa Pepe.

LAZER INVADE COMPETIÇÃO

Pepe está treinando em Deodoro desde terça-feira passada, mas não visitava a pista desde o Rio-2016. Segundo ele, a instalação está em perfeitas condições e ?a água parece até estar mais limpa do que estava durante os Jogos?. Atualmente, o espaço tem servido de piscinão para os moradores da região. E assim continuará durante o Pan: as competições acontecem de manhã e, a partir das 14h, os moradores podem utilizar o espaço para lazer.

? Acredito que fazer um meio termo entre o esporte e o lazer para a população é a maneira mais eficiente de se preservar esse espaço ? opina Pedro, sobre o estádio olímpico da canoagem slalom que custou R$ 118 milhões ao Governo Federal.

Mais de 50 canoístas de sete países vão participar deste Pan, que será realizado simultaneamente com o Sul-Americano da modalidade. Haverá provas de K1, C1 e C2 masculino e de K1 e C1 feminino nas categorias júnior e sênior. Dentre os brasileiros, os principais destaques, além de Pepê, são Ana Sátila (K1 e C1)e Felipe Borges (K1), que estiveram no Rio-2016.