Esportes

Pau Gasol diz que está considerando não vir aos Jogos por causa do zika

Olympic Basketball Gasol Zika-GRP2O9D3H.1.jpg

A preocupação com os casos de zika no Brasil fez mais um atleta considerar não viajar para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O pivô Pau Gasol, da seleção espanhola de basquete, disse nesta segunda-feira, em entrevista ao jornal ?Marca?, da Espanha, que está pensando em não viajar por causa dos casos da doença no Brasil.

– Tenho tido contato direto com cientistas e biólogos que trabalham com o vírus zika diariamente. Há muita disparidade de opiniões a respeito. Mas precisamos entender a gravidade da situação. Tenho conversado com alguns companheiros. Tenho informação privilegiada sobre o tema e gostaria de compartilhá-la. O desconhecimento é grande, há debate e daqui há dúvidas. Estou avaliando a minha presença nos Jogos. É para ser avaliado – disse Gasol.

Para o jogador do Chicago Bulls, de 35 anos, é importante pensar na saúde dos atletas e das suas famílias.

– Vamos ver o que acontecerá. O importante é a saúde dos atletas, das famílias e dos torcedores nos Jogos. Tampouco se fala de dengue, que aumentou 300% neste ano. Alguns atletas estão planejando ter família no futuro e não querem pôr em risco nem a sua saúde nem a de sua família – afirmou.

A goleira dos Estados Unidos, Hope Solo, já declarou que talvez não viesse para os Jogos por causa do zika. A nadadora espanhola Mireia Belmonte também disse estar pensando se vai aos Jogos, pois está com medo da doença.

Na semana passada, 150 cientistas de vários países defenderam que os Jogos Olímpicos fossem adiados ou levados para outra cidade devido aos casos de zika no Brasil. O governo brasileiro e a Organização Mundial de Saúde (OMS) rebateram a carta dos cientistas e defenderam a realização dos Jogos no Rio.

– Espero que os comitês nacionais e as organizações de saúde mundiais informem com 100% e a maior clareza possível dos riscos que existem no Brasil para que os atletas assumam os riscos ou não. Sou pró-ativo para conhecer informações e creio que não se está falando o suficiente (sobre o tema) – disse Gasol.